"Um momento histórico": UE abriu a porta e Zelensky assinou o pedido de adesão

28 fev 2022, 20:32

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky assinou formalmente o pedido de adesão à União Europeia. "Este é um momento histórico", lê-se na publicação partilhada pelo Parlamento no Twitter.

Numa imagem partilhada esta segunda-feira pelo Parlamento ucraniano, é possível ver Volodymyr Zelensky no momento em que assina o pedido de adesão à União Europeia. O presidente - que também assinalou "o momento histórico" no seu Instagram - pede uma integração "sem demora", mas sabe-se que este será um processo longo e sem procedimentos especiais, ao contrário daquilo que esperava. 

De acordo com a agência Lusa, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, terá sido informado antecipadamente da vontade da Ucrânia e indicado o caminho a seguir, começando por um pedido formal de adesão. "É uma exigência de longa data expressa pela Ucrânia. Mas existem opiniões e sensibilidades diferentes na UE sobre o alargamento. A Ucrânia transmitirá um pedido oficial, a Comissão Europeia terá de expressar um parecer oficial e o Conselho decidirá", disse. 

Para o pedido ser bem-sucedido, terá de ser cumprida uma série de critérios - como a estabilidade política, a economia de mercado funcional e a aprovação dos 27 países membros da União Europeia, sendo portanto uma tarefa complexa para um país em guerra.

Numa entrevista à Euronews este domingo, a presidente da Comissão Europeia manifestou o seu interesse em integrar a Ucrânia, após a aprovação de um pacote de 450 milhões de euros para armar o exército ucraniano. Ursula von der Leyen garantiu estar a trabalhar com o país "em estreita colaboração". 


Charles Michel também anunciou a sua intenção de convidar Volodymyr Zelensky a participar "regularmente" nas cimeiras dos líderes europeus.

Europa

Mais Europa

Patrocinados