Depois de conversa telefónica com Biden, Egito garante que vai permitir a entrada de “até 20 camiões” de ajuda humanitária em Gaza

Agência Lusa
18 out 2023, 23:02
Joe Biden fala aos jornalistas no Air Force One (AP)

Funcionários da Casa Branca adiantaram que a ajuda seguirá nos próximos dias

O Presidente dos Estados Unidos Joe Biden adiantou que o homólogo egípcio,  Abdel Fattah al-Sissi, concordou em “deixar até 20 camiões atravessarem” a fronteira, para a entrega de ajuda humanitária a Gaza.

“Se o Hamas [os capturar] ou não os deixar passar (...) então tudo estará acabado”, alertou o chefe de Estado norte-americano, durante declarações aos jornalistas a bordo do avião presidencial, que fez escala na Alemanha após a visita de Biden a Israel.

Joe Biden fez o anúncio após uma conversa telefónica com Al-Sissi e garantiu que o egípcio está “totalmente cooperativo” e que “merece muito reconhecimento” pela sua ação. A informação foi depois confirmada pela presidência egípcia.

Funcionários da Casa Branca adiantaram à agência Associated Press (AP) que a ajuda seguirá nos próximos dias.

Antes, Israel tinha garantido que permitiria ao Egito entregar quantidades limitadas de ajuda humanitária à Faixa de Gaza, a primeira cedência num cerco de 10 dias ao território.

Num comunicado, o executivo israelita indicou que “não irá impedir” o fornecimento de alimentos, água e medicamentos, desde que esses bens não cheguem ao movimento islamita palestiniano Hamas.

O responsável da ONU para as emergências humanitárias defendeu hoje que a ajuda a Gaza, assim que puder atravessar a fronteira do Egito, deverá ser “substancial”, da ordem dos 100 camiões por dia, e a sua segurança, acautelada.

Martin Griffiths referiu negociações “incrivelmente pormenorizadas com as partes” para definir as regras de entrada e distribuição da ajuda humanitária, pouco depois da autorização israelita para deixar entrar ajuda.

“Temos de obter a garantia de que conseguimos intervir em grande escala todos os dias, de forma consciente, repetitiva e fiável”, insistiu Griffiths, explicando que os diferentes funcionários da ONU que se encontram na Faixa de Gaza – incluindo 14.000 trabalhadores da Agência da ONU para os Refugiados Palestinianos (UNRWA, na sigla em inglês) – tratarão então de distribuir a ajuda.

Relacionados

Médio Oriente

Mais Médio Oriente

Patrocinados