Imagens "chocantes" de peixes mortos em França levam União Europeia a investigar caso

6 fev 2022, 00:07

Impressionado com as imagens "chocantes", o ministro francês do Mar revelou que solicitou ao Centro Nacional de Vigilância Pesqueira que investigasse o caso

A União Europeia (UE) e o Governo francês estão a investigar o porquê de milhares de peixes mortos terem sido despejados por uma enorme embarcação no Oceano Atlântico ao largo de França, depois de um grupo ambientalista ter divulgado um vídeo e fotos do incidente.

As imagens, divulgadas pelo grupo Sea Shepherd, mostram milhares de peixes mortos a flutuar na superfície do Golfo da Biscaia, na costa do sudoeste de França. O grupo estima que tenham sido despejados mais de 100 mil peixes mortos.

Impressionado com as imagens "chocantes", o ministro francês do Mar, Annick Girardin, adiantou que solicitou ao Centro Nacional de Vigilância Pesqueira que investigasse o que aconteceu.

"Olhando para as imagens partilhadas pelo [grupo] Sea Shepherd, solicitei ao Centro Nacional de Vigilância Pesqueira para dar atenção a esta questão de modo a identificar as causas desta descarga de peixes. É claro que estas imagens são chocantes", pode ler-se no 'tweet' divulgado pelo governante nesta sexta-feira.

O comissário europeu para o Ambiente, Oceanos e Pescas, Virginijus Sinkevičius, anunciou que abriu um inquérito para as "autoridades nacionais sobre a área pesqueira e o do estado da embarcação para obter informações e provas exaustivas sobre o caso".

A Associação Pelagic Freezer-Trawler, que representa o navio registado na Lituânia, que capturou os peixes, disse em comunicado que "os peixes foram involuntariamente libertados no mar" na quinta-feira por causa de um furo na rede.

"É raro acontecer um acidente destes, e neste caso foi causado pelo tamanho inesperadamente grande dos peixes capturados", disse a associação, acrescentando que a embarcação tinha adequado as suas práticas para lidar com o "tamanho excecional dos peixes" na área em questão.

O grupo Sea Shepherd questionou se esta ocorrência se tratou de facto de um acidente ou de um despejo intencional de peixes indesejados.

Europa

Mais Europa

Patrocinados