“Succession” triunfa nos Globos de Ouro em noite que premiou a primeira indígena como Melhor Atriz

Agência Lusa , AM
8 jan, 06:22
Globos de Ouro (EPA)

Primeira grande gala da temporada de prémios após o fim da greve dos argumentistas distinguiu ainda "Rixa" e "The Bear"

A última temporada da série “Succession” triunfou na 81ª edição dos prémios Globos de Ouro, que foram entregues esta madrugada em Los Angeles, numa noite que também foi de sonho para “Rixa” e “The Bear”. 

A primeira grande gala da temporada de prémios após o fim da greve dos argumentistas e atores coroou a quarta temporada de “Succession” como Melhor Série Dramática. 

A produção da HBO também deu a Kieran Culkin a estatueta de Melhor Ator em Série Dramática, a Sarah Snook a distinção de Melhor Atriz em Série Dramática e Melhor Ator Secundário em televisão para Matthew Macfadyen. 

“Adorei cada segundo que passei a interpretar a estranha e incrível nódoa de gordura humana que é o Tom”, disse Macfadyen, que conseguiu a sua primeira nomeação e vitória.

“Este é um bom momento para mim”, afirmou Kieran Culkin ao aceitar a sua estatueta. “Fui nomeado para um Globo de Ouro há vinte anos e quando esse momento passou, pensei que nunca mais estaria nesta sala”, afirmou. “Aceitei que nunca estaria neste palco”, acrescentou.

Foi a primeira vitória do ator depois de várias nomeações e um reconhecimento do seu papel como “Roman Roy”, um dos herdeiros do império mediático fictício de “Succession”. 

Para Sarah Snook, foi o segundo Globo de Ouro pelo papel de Shiv. “Esta série mudou a minha vida”, disse no discurso de agradecimento. “Toda a gente nela foi incrível”, elogiou a atriz, que se mostrou surpreendida pela vitória e disse, ao sair do palco: “Esta sala é tão intimidante”.

O criador, Jesse Armstrong, admitiu que optar pelo fim de uma série tão premiada foi “agridoce”, mas que noites como esta tornaram tudo mais doce. 

Outra das séries que saiu vitoriosa do Beverly Hilton Hotel, em Beverly Hills, foi “Rixa”, uma produção da Netflix. Destacou-se na cerimónia com as três estatuetas da sua categoria: Melhor Atriz para Ali Wong,  Melhor Ator para Steven Yeun e Melhor minissérie, série de antologia ou filme para televisão. 

Lee Sung Jin, o criador de “Rixa”, agradeceu ao condutor que inspirou a história com um “incidente real de fúria ao volante” por ter levado a este desfecho vitorioso. 

Na categoria de comédia ou musical, foi a segunda temporada de “The Bear” que se destacou, batendo a última temporada de “Ted Lasso” em toda a linha. 

“The Bear” foi considerada a Melhor Série de Comédia ou Musical, valeu a Ayo Edebiri o Globo de Ouro de Melhor Atriz e a Jeremy Allen White o de Melhor Ator nesta categoria. 

“Nem posso acreditar que estou nesta sala com estas pessoas que adoro e admiro há tanto tempo”, disse o ator, no discurso de agradecimento. “É surreal”, continuou, falando para uma audiência com todos os grandes nomes de Hollywood, desde Steven Spielberg e Oprah Winfrey a Martin Scorsese e Leonardo DiCaprio. 

A estatueta de Melhor Atriz Secundária em televisão foi para Elizabeth Debicki, que interpretou a princesa Diana em “The Crown”, da Netflix. A atriz afirmou-se espantada e muito agradecida pela distinção. 

Esta edição dos Globos de Ouro, a primeira desde a dissolução da Hollywood Foreign Press Association, também introduziu um novo prémio para distinguir o melhor entre os comediantes “stand-up”. O vencedor inaugural foi Ricky Gervais, com o seu especial “Armageddon”. 

Mas o comediante, que se viu envolto em controvérsia neste trabalho por incluir piadas sobre crianças com doenças fatais, não compareceu para receber a estatueta. 

No cinema, a cerimónia deu as maiores vitórias a “Oppenheimer”, sinalizando uma noite de clara derrota para “Barbie”. 

“Não tenho palavras”

Lily Gladstone tornou-se esta madrugada na primeira indígena a ser premiada com o Globo de Ouro de Melhor Atriz, pelo seu papel de Mollie Burkhart em “Assassinos da Lua das Flores”, um épico de Martin Scorsese. 

Lily Gladstone na sala de imprensa (EPA)

“Não tenho palavras”, disse Gladstone em inglês, depois de abrir o seu discurso falando a língua indígena Blackfeet, da tribo com o mesmo nome a que a atriz pertence e em que cresceu, no estado norte-americano do Montana. 

“Isto é histórico”, considerou, olhando para a estatueta. “Não pertence apenas a mim. Tenho-a na mão, tenho-a como todas as minhas lindas irmãs e mãe no filme”, continuou. 

“Isto é para todos os miúdos das reservas, os miúdos urbanos, os miúdos nativos que têm um sonho, que estão a ver-se representados e a ver as nossas histórias contadas por nós nas nossas palavras, com aliados tremendos e tremenda confiança”, sublinhou. 

Gladstone mostrou-se emocionada por poder falar um pouco da sua língua e por Martin Scorsese ter feito um filme em que a língua da nação Osage é respeitada. “Porque nesta indústria os atores nativos costumavam dizer as suas falas em inglês e depois os editores de som revertiam-nas de trás para a frente para fazer uma língua nativa”, afirmou. 

A atriz agradeceu a Martin Scorsese, ao coprotagonista Leonardo DiCaprio e a Robert De Niro por serem aliados e agentes de mudança. 

Aos 37 anos, Gladstone é um dos grandes trunfos de “Assassinos da Lua das Flores” para a temporada de prémios. O filme é uma adaptação do livro com o mesmo nome de David Grann que conta como a tribo indígena Osage, que ficou milionária depois de encontrar petróleo na sua reserva em Oklahoma, sofreu múltiplos assassinatos. 

O filme é um original Apple TV+ e chegou à 81ª edição dos Globos de Ouro com sete nomeações, tendo conquistado apenas a estatueta para Lily Gladstone.

Lista de vencedores nas categorias de televisão:

Melhor Série Dramática

“Succession” (HBO)

Melhor Atriz em série dramática

Sarah Snook, “Succession” (HBO)

Melhor Ator em série dramática

Kieran Culkin, “Succession” (HBO)

Melhor Atriz Secundária em televisão

Elizabeth Debicki, “The Crown” (Netflix)

Melhor Ator Secundário em televisão

Matthew Macfadyen, “Susccession” (HBO)

Melhor Minissérie ou Filme para Televisão

“Rixa” (Netflix)

Melhor Atriz em minissérie ou filme para televisão

Ali Wong, “Rixa” (Netflix)

Melhor Ator em minissérie ou filme para televisão

Steven Yeun, “Rixa” (Netflix)

Melhor Série Musical ou Comédia

“The Bear” (FX)

Melhor Atriz em série musical ou comédia

Ayo Edebiri, “The Bear” (FX)

Melhor Ator em série musical ou comédia

Jeremy Allen White, “The Bear” (FX)

Melhor Performance Stand-Up para Televisão

Ricky Gervais, “Armageddon” (Netflix)

Séries

Mais Séries

Patrocinados