Criador do ‘Dragon Ball’ morre aos 68 anos

Agência Lusa , AM
8 mar, 07:08
Akira Toriyama (AP)

Funeral de Akira Toriyama, reservado à família e amigos, já decorreu

O criador de banda desenhada japonês Akira Toriyama, autor da série 'Dragon Ball', morreu aos 68 anos após um acidente vascular cerebral.

“Lamentamos muito informar que o criador de manga [banda desenhada japonesa] Akira Toriyama morreu em 01 de março”, disse o estúdio Bird Studio, fundado por Toriyama na rede social X (antigo Twitter).

O estúdio lamentou que Toriyama “ainda tivesse vários trabalhos em plena criação com grande entusiasmo. Além disso, tinha muito mais coisas a alcançar”, de acordo com um comunicado.

O Bird Studio destacou que o autor “conseguiu manter as atividades criativas durante mais de 45 anos”.

“Esperamos que o mundo único de criação de Toriyama continue a ser amado por todos durante muito tempo”, acrescentou.

O estúdio explicou que o funeral do autor já decorreu, reservado à família e amigos, e pediu ao público que não envie flores ou outras demonstrações de condolências, de acordo com os desejos de Toriyama.

Nascido em 5 de abril de 1955 na cidade de Nagoya, no centro do Japão, Toriyama ficou conhecido mundialmente por obras como ‘Dr. Slump' e também criou personagens de videojogos como 'Dragon Quest', 'Chrono Trigger' ou 'Blue Dragon'.

Mas o artista ficou sobretudo ligado à série 'Dragon Ball', criada em 1984, que narra a vida e as aventuras do prodígio das artes marciais Son Goku desde a infância, vagamente inspirada em um romance chinês do século 16.

A banda desenhada vendeu pelo menos 260 milhões de cópias em todo o mundo, de acordo com o portal especializado Mangazenkan, e teve numerosas adaptações para televisão, cinema e videojogos.

A editora Shueisha, dona da revista especializada 'Shonen Jump', na qual foram publicadas várias obras de Toriyama, publicou no portal uma mensagem de condolências na qual expressou “grande tristeza”.

A Shueisha disse que as séries de Toriyama "cruzaram fronteiras e foram amadas" em todo o mundo, e o estilo do criador influenciou em muitos artistas e criadores de banda desenhada.

Também o ilustrador Eiichiro Oda, autor da série de banda desenhada 'One Piece' e com quem Toriyama tinha trabalhado recentemente na história 'Cross Epoch', lamentou a morte do artista.

“Ensinou-nos que o manga torna muitas coisas possíveis e fez-nos sonhar em poder ir aos seus universos. Foi como ver um herói que ia à frente dos demais”, disse Oda, em comunicado.

Séries

Mais Séries

Patrocinados