Fernando Mendes (V. Setúbal): sucesso movido pela paixão pelo futebol

5 nov 2001, 21:29

Defesa completou 35 anos O jogador sadino completou esta segunda-feira 35 anos e recordou os melhores momentos da sua carreira. Nem todos podem dizer que passaram por cinco campeões nacionais...

Fernando Mendes, jogador do Vitória de Setúbal, completou esta segunda-feira 35 anos e continua a somar grandes exibições e a destacar-se no meio de uma equipa de jovens jogadores. O segredo está, segundo o lateral-esquerdo, na «paixão pelo futebol», já que tenta sempre dar o seu máximo para não defraudar as expectativas de quem acredita em si. Desvaloriza a máxima de que o tempo pode trazer os benefícios da experiência porque mesmo um jogador experiente comete erros.  
 
Com uma carreira de que poucos podem orgulhar-se, Fernando Mendes, passou por cinco campeões nacionais: Sporting, Boavista, Benfica, Belenenses e F.C. Porto. Recebeu a faixa pela conquista do título nacional por três vezes, ao serviço da equipa portista: «Sinto orgulho no que fiz durante o meu percurso futebolístico. Consegui o que, se calhar, nenhum jogador vai conseguir.Talvez pudesse ter ido mais longe. Nunca tive o objectivo de ir para o estrangeiro, apesar de terem surgido oportunidades. As minhas actuações podiam ter sido mais sólidas. Podemos ver o caso do Benfica em que não joguei... Mas estive lá! Mesmo que não tenha corrido bem, deixei, de alguma forma, a minha marca.»  
 
O clube que mais marcou Fernando Mendes foi o Sporting. O jogador recordou que começou a jogar em Alvalade e aí cresceu «como homem e jogador». Mas o momento chave na sua carreira foi mesmo a sua passagem pelo F.C. Porto, já que foi uma «fase que correu bem» e conseguiu ser campeão nos três anos em que esteve nas Antas.  
 
O final de carreira pode estar para «daqui a meses ou anos», mas não é coisa que o preocupe para já. Mas para quem jogou «praticamente toda a vida, em princípio o futuro passa por uma actividade ligada ao futebol». 

Textos relacionados: 

«A selecção pode fazer história no Mundial», diz Fernando Mendes (V. Setúbal) 

Fernando Mendes (V. Setúbal) considera difícil que surja «outro Boavista»

Patrocinados