Ceará promete «o máximo» pelo Guimarães

5 set 2001, 20:40

Já a pensar no Braga O avançado brasileiro quer impor-se no futebol português e projecta começar a fazê-lo já na próxima jornada. Desde que o certificado internacional chegue a tempo...

Ceará assinou esta semana um vínculo com o Vitória válido para a época em curso. O brasileiro, proveniente do Internacional de Lages, chegou a Guimarães em Julho, tendo participado nos estágios que decorreram em Manzaneda (Espanha) e

Rio Maior. No entanto, não era opção de Augusto Inácio, devido ao excesso de estrangeiros, e quando tudo fazia crer que iria ficar na prateleira foi inscrito na Liga de clubes, aguardando apenas a chegada do seu certificado internacional para poder ser utilizado na quarta jornada, frente ao Braga. Entretanto, o seu compatriota Adelino viu a sua inscrição ficar suspensa.  

O avançado Ceará parece imperturbável quando questionado sobre o facto de ser mais uma opção válida para o ataque vitoriano, após algum tempo de indefinição quanto ao seu futuro. Com tudo (praticamente) esclarecido, o brasileiro é parco em palavras quando confrontado com as nossas questões. Seria por estar presente um supervisor do clube que assiste às entrevistas?... Lá conseguimos compilar algumas ideias deste jovem de 23 anos, que aposta em vingar no campeonato português. 

Na teia futebolística, Ceará delega em Augusto Inácio a responsabilidade da sua utilização. «Só quero pensar jogo a jogo. O treinador é que vai decidir o que vai acontecer, mas as perspectivas são boas», diz de forma incisiva o brasileiro sobre a sua possível estreia e utilização no derby minhoto.  

Um clássico entre dois vizinhos de que Ceará parece ainda estar distante. Ainda não lhe tomou o pulso. O brasileiro deseja mesmo é jogar, independentemente do adversário. Sente-se pronto para ser lançado às feras: «Jogar já frente ao Braga? Estou à disposição do treinador e ele é que sabe disso... Se jogar, vou dar o máximo que o Ceará tem para dar. Prometo máximo empenho. Desde a minha chegada que tenho trabalhado com humildade e seriedade, esperando a minha oportunidade. Continuaria a trabalhar com este clube, independentemente de ser inscrito ou não», garantiu de forma clara e convicta.  

Quanto ao campeonato português, avalia-o numa primeira análise como «bom». «Tem um nível bastante alto. Além disso é bastante conhecido», reiterou, apontando de seguida para um desígnio pessoal: «Espero realizar uma boa época e afirmar-me no campeonato português», reforçou Ceará. Já sobre a formação vitoriana e a possibilidade de se intrometer na luta pelos lugares cimeiros, o avançado brasileiro sustenta que «a equipa tem tudo para apresentar um bom futebol, um bom desempenho. O Vitória tem uma boa equipa e o nível apresentado pelas demais é igual. Existem poucas diferenças entre as equipas que lutam pelos primeiros lugares e o Vitória», reforçou.

Patrocinados