Este aeroporto garante não ter perdido uma única bagagem em 30 anos 

CNN , Lilit Marcus
19 mai, 09:00
Aeroporto Internacional de Kansai celebrou o seu 30º aniversário em 2024. Takumi Harada

Aeroporto Internacional de Kansai celebrou o 30.º aniversário em 2024

Enquanto os aeroportos de Singapura e Doha competem entre si pelo título de "melhor do mundo", outro aeroporto está a concentrar-se num feito diferente. O Aeroporto Internacional de Kansai (KIX), no Japão, assinalou 30 anos sem perder uma única peça de bagagem. 

Num comunicado de imprensa, o sétimo aeroporto mais movimentado do Japão afirmou que não perdeu nenhuma bagagem de passageiros desde a sua abertura em setembro de 1994. O aeroporto recebe uma média de 20 a 30 milhões de passageiros por ano. 

Embora os passageiros das companhias aéreas estejam provavelmente satisfeitos por saberem que a sua bagagem chegará ao destino com eles, há um grupo de pessoas que não está a dar grande importância a este feito: os funcionários do aeroporto. 

"Não sentimos que estivéssemos a fazer algo de especial", afirmou Kenji Takanishi, responsável pelas relações públicas do aeroporto de Kansai, à CNN. 

"Temos estado a trabalhar como habitualmente. Apenas fazemos o nosso trabalho numa base diária e somos reconhecidos por isso. Estamos certamente felizes por receber o prémio. Penso que os nossos funcionários, especialmente os que trabalham em terra, se sentem ainda mais satisfeitos". 

O Skytrax, um site de classificação e avaliação da aviação sediado no Reino Unido, reconheceu Kansai como o melhor aeroporto do mundo em termos de entrega de bagagem nos prémios atribuídos em abril. 

É de salientar que, de acordo com o aeroporto, os funcionários que tratam das bagagens e o pessoal de terra nunca perderam uma mala. Mas se uma bagagem se perdeu no caminho de ou para o KIX, a culpa poderá ser da companhia aérea individual e não do aeroporto em si. 

Kansai, construído numa ilha artificial na baía de Osaka, serve as regiões de Osaka, Quioto e Kobe. Em 2024, Kansai foi classificado como o 18º melhor aeroporto do mundo em termos globais, atrás dos vizinhos de Tóquio, Narita (quinto lugar) e Haneda (quarto). 

A chegada atempada da bagagem é apenas um dos indicadores a ter em conta para nomear o "melhor aeroporto do mundo". A oferta de comida e bebida, a percentagem de chegadas e partidas dentro do horário e a limpeza também são tidos em conta. 

Atualmente, o aeroporto de Kansai está a ser modernizado para se preparar para a Expo 2025 (anteriormente conhecida como a Feira Mundial), que terá lugar em Osaka. 

Nota do editor: Mai Nishiyama, da CNN, colaborou neste artigo. 

Viagens

Mais Viagens

Na SELFIE

Patrocinados