Comunicado da Federação e selecção inglesas

19 jun 2000, 00:32

Pedida reunião urgente com a UEFA FA lamenta os incidentes, mas diz que não foi ouvida pela UEFA. Hoje deverá haver uma reunião para debater a ameaça da UEFA de excluir a Inglaterra do Euro-2000

A Federação inglesa emitiu um comunicado, em seu nome e em nome da selecção, em que lamenta os incidentes com adeptos, lembra que foram tomadas várias medidas e apela a que os adeptos assumam as suas responsabilidades. Mas chama também a atenção para o facto de não ter estado representada na reunião de emergência convocada pela UEFA e anuncia que solicitou uma reunião urgente para hoje.

«A Federação inglesa leva o aviso de hoje muito a sério», começa por dizer o comunicado, referindo-se à ameaça da UEFA de excluir a selecção inglesa do Euro-2000, se persistirem os problemas com adeptos. «No entanto», prossegue o documento, «temos preocupações significativas sobre a forma como se desenrolaram os acontecimentos de hoje. Nem o nosso presidente nem nenhum responsável da reunião esteve na reunião da UEFA. O nosso conselheiro de segurança, Brian Hayes, foi convidado a fazer uma breve declaração, em fase avançada dos trabalhos. Não tivémos mais envolvimento na discussão.»

«A questão de saber até que ponto uma Federação é responsável pelos alegados adeptos longe de qualquer estádio - algo que a UEFA sempre rejeitou - é uma questão que procuraremos discutir na reunião que pediremos amanhã», conclui a FA.

O comunicado insiste que foram tomadas muitas medidas preventivas e defende que «a maioria dos adeptos que causaram problemas na Bélgica não tinham sido identificados pelas autoridades» como potencialmente perigosos e que houve o cuidado de só vender bilhetes para os jogos a membros do clube Inglaterra, «que são sujeitos a selecção oficial».

Patrocinados