A estranha ausência de Schmeichel

11 jan 2001, 14:12

Guarda-redes dinamarquês voltou a não ser convocado A ausência de Peter Schmeichel entre os convocados do Sporting começa a ganhar contornos misteriosos. O departamento médico considera-o clinicamente apto há mais de um mês e. no entanto, o guarda-redes dinamarquês continua a ser preterido a favor de Nélson. Envie o seu comentário para este tema para o www.maisfutebol@iol.pt.

A ausência de Peter Schmeichel entre os convocados do Sporting começa a ganhar contornos misteriosos. O departamento médico do clube considera o guarda-redes dinamarquês clinicamente apto há mais de um mês mas o ex-jogador do Manchester United continua fora dos convocados. Uma longa história que começou em Outubro e ainda não tem final à vista.  
 
Fernando Mendes, o treinador do Sporting, prefere rodear a questão e refugiar-se no facto de ter «três guarda-redes disponíveis». Os dirigentes não se pronunciam. Schmeichel também não. Normal? Talvez, não fosse o caso de estarmos a falar de um dos melhores guarda-redes do Mundo.  
 
Schmeichel queixou-se de dores após o jogo com o Spartak de Moscovo, em Lisboa, para a Liga dos Campeões, realizado a 18 de Outubro. No dia seguinte, foi-lhe diagnosticada uma lesão no menisco interno do joelho direito. O guarda-redes foi submetido a astroscopia e o departamento médico anunciou uma paragem de, pelo menos, um mês.  
 
Assim, Schmeichel ficou, pela primeira vez, afastado no confronto com o F.C. Porto, em Alvalade, para a 8ª jornada, disputado a 21 de Outubro. Até ao jogo com o Benfica, no Estádio da Luz, a sua ausência foi sempre considerada normal e justificada pelo departamento médico. Schmeichel já trabalhava no ginásio e cumpriam-se os prazos de recuperação. Tudo apontava para o seu regresso nos prazos previamente anunciados. 
 
A 22 de Novembro, numa tarde de chuva, Peter Schmeichel regressou aos treinos. Ainda condicionado, limitou-se a fazer a corrida. Mas no início de Novembro, Gomes Pereira, médico do Sporting, considerou o dinamarquês apto a treinar sem condicionantes deixando ao critério do treinador a sua utilização.  
 
E, de facto, a 5 de Dezembro, o guarda-redes do Sporting realizou o seu primeiro treino sem quaisquer limitações. Voltou a exibir a boa disposição nos campos de treino do Sporting e nos dias seguintes especulou-se quanto ao seu regresso a breve prazo. Colocava-se então o problema da saída de Nélson que começava a dar boas garantias na baliza do Sporting.  
 
No entanto, um mês depois, Schmeichel continua a não ser convocado. Não defrontou o Belenenses, não foi a Paços de Ferreira e, na semana passada, voltou a não integrar a convocatória de Fernando Mendes para o jogo com o Campomaiorense. Amanhã, no Funchal, a baliza será mais uma vez defendida por Nélson.  
 
Gomes Pereira mantém o discurso, que se arrasta há um mês. «Schmeichel está apto a treinar». No entanto, Nélson continua a ser o preferido de Fernando Mendes que ainda não utilizou outro guarda-redes. O dinamarquês nem no «banco» se senta. Em jogos oficiais, ninguém o viu sentado no «banco» de suplentes do Sporting. Quando é convocado é para jogar.  
 
Envie o seu comentário sobre este tema para maisfutebol@iol.pt.

Leia os comentários dos leitores.

Sporting

Mais Sporting

Mais Lidas

Patrocinados