R. Kelly condenado a 30 anos de prisão por crime organizado e tráfico sexual

29 jun 2022, 20:15
R. Kelly (	Scott Olson/ Getty)

A juiza Ann Donnelly considerou que R. Kelly forçava as suas vítimas a fazer coisas "indescritíveis"

O cantor R. Kelly foi condenado esta quarta-feira a 30 anos de prisão por crime organizado e tráfico sexual, avança a Reuters. O cantor de R&B foi ainda condenado a pagar uma multa de 100.000 dólares (cerca de 96.000 euros).

O cantor norte-americano, agora com 55 anos, conhecido, entre outras músicas, pelo êxito "I believe I can fly", foi acusado de liderar um esquema organizado de tráfico sexual e abuso sexual de menores e mulheres. Depois de anos de impunidade, a formalização da acusação tornou-se num marco para o movimento #MeToo.  

Esta quarta-feira, a juiza Ann Donnelly considerou que R. Kelly (pseudónimo de Robert Sylvester Kelly) utilizava relações sexuais como uma arma, forçando as suas vítimas a fazer coisas "indescritíveis".

Ao longo do processo judicial, inúmeros depoimentos relataram que o artista submetia as vítimas, muitas vezes menores, a caprichos perversos e sádicos.  A acusação referiu em julgamento que Kelly usava a sua “fama, dinheiro e popularidade" para sistematicamente atrair e "atormentar crianças, jovens e mulheres para sua própria gratificação sexual". 

"Ele continuou os seus crimes e evitou ser castigado durante quase 30 anos e deve agora ser responsabilizado", sublinharam os procuradores. 

Entre as várias relações abusivas com menores está o casamento com a cantora Aaliyah, em 1994. Na altura, Aliyah teria apenas 15 anos enquanto Kelly tinha 27 e receava tê-la engravidado. Foi descoberto, mais tarde, que a artista mentiu sobre a idade, escrevendo na certidão de casamento que tinha 18 anos. O casamento seria anulado em fevereiro de 1995.   

Uma testemunha contou em tribunal que Kelly subornou um funcionário público para conseguir um cartão de identificação falso para Aliyah. A cantora morreu em 2001, com 22 anos, num acidente aéreo.

Música

Mais Música

Patrocinados