Procurado: este urso-negro de 226 quilos invadiu dezenas de casas

CNN , Sara Smart
5 mar 2022, 23:00
O urso-negro de 226 quilos é responsável por quase 30 invasões a casas nos últimos meses.

Um vizinho novo mudou-se para uma cidade californiana e está a causar preocupação.

Há meses que um urso-negro tem deambulado pelas ruas de Tahoe Keys, em South Lake Tahoe, a cerca de 160 quilómetros a leste de Sacramento.

Ao longo de sete meses, o animal causou grandes danos em 33 propriedades e forçou a entrada em 28 casas, de acordo com uma publicação do Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia (CDFW, sigla em inglês) a 17 de fevereiro.

Felizmente, o CDFW disse que não houve ataques diretos a humanos ou animais de estimação na zona.

Os residentes entupiram as linhas da Polícia devido à sua preocupação, e o CDFW disse que foram feitas mais de 100 queixas relativas ao urso à Polícia de South Lake Tahoe.

Peter Tira, o porta-voz do CDFW, disse à CNN que o departamento acompanha os incidentes com este urso-negro desde a primavera de 2021.

"Os incidentes ocorreram principalmente durante o verão e o outono de 2021 quando o urso estava em hiperfagia, a consumir muitas calorias para sobreviver ao inverno”, disse Tira. A hiperfagia, segundo o Serviço Nacional de Parques Norte-Americano, leva os ursos a comer e a beber quase ininterruptamente durante o outono, em preparação para a hibernação.

Segundo o Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia, o urso perdeu o medo aos humanos e associa-os ao acesso a alimento. O seu tamanho enorme ajuda-o a entrar em casas, dado que consegue abrir portas de entrada e de garagem à força.

O urso pesa aproximadamente 226 quilos e está “severamente obcecado por comida”, segundo o Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia.

Em outubro, uma mulher californiana foi atacada por outro urso-negro que invadiu a sua cabana no norte de Lake Tahoe e vasculhou a cozinha.

A mulher ficou com arranhões e outras feridas por todo o corpo.

Há algumas opções para manter a comunidade e o urso a salvo: a realocação, ou seja, colocar o urso num centro, ou a eutanásia. Esta última opção causou preocupação a grupos locais defensores de ursos como o BEAR League.

Ann Bryant, diretora-executiva do grupo, disse à KCRA, a filial da CNN, que há outras opções para além da eutanásia.

"A BEAR League contactou o diretor de um excelente santuário para a vida selvagem de outro estado, que revelou ter espaço e estar disposto a dar a este urso uma casa permanente”, disse Bryant à KCRA.

Contudo, o CDFW disse que a realocação envolve muitos requisitos e pode afetar a saúde mental do animal.

De acordo com a KCRA, o grupo BEAR League ofereceu-se para pagar todas as despesas de realocação.

"Apesar da área de Lake Tahoe ter uma população densa de ursos saudáveis, aplicar a eutanásia num animal é sempre a nossa última opção”, disse Tira.

Se o CDFW capturar o urso, irá avaliar a possibilidade de o transferir para instalações fora do estado. 

O Departamento de Pesca e Vida Selvagem aconselha os residentes da área a estarem em alerta e armazenarem e descartarem alimentos de forma responsável, pois os ursos são movidos pelo olfato.

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados