«Contestação dos adeptos é normal», refere Deco

16 out 2001, 22:26

Embora tenha de haver mais compreensão para com a equipa

Um dos factos mais marcantes nos últimos dois jogos efectuados pelo F.C. Porto no Estádio das Antas, com a Juventus e o Salgueiros, é a contestação dos adeptos à equipa e a Octávio Machado, manifestada no primeiro caso através de assobios e lenços brancos e na segunda ocasião apenas por ténues assobios.  
 
Deco, um jogador que está no F.C. Porto há mais de três anos, já conhece bem o público que tem, por isso fez uma reflexão séria e objectiva da situação actual.   
 
«No Porto os torcedores felizmente são muito exigentes, pois estão acostumados a ganhar. Se me colocar na pele de sócio e reparar que o clube não ganha nada há dois anos, vou cobrar ainda mais. Nesse sentido compreendo, por vezes, esses assobios. São coisas normais, mas se tivermos a consciência de que estamos a dar o máximo em todos os jogos, com o tempo os sócios vão compreender a nossa situação», referiu.  
 
Reconhece que «por vezes os jogadores ficam um pouco chateados com os assobios», mas como sabem que «quando os adeptos estão contentes conseguem ser o melhor público do mundo», continuam a fazer o máximo para agradar quem vai ao Estádio.  
 
Por isso, o brasileiro tem a certeza de que os portistas «vão incentivar a equipa» no jogo de amanhã, «porque sabem reconhecer quando a equipa está a dar máximo». Deco deixa mesmo no ar um apelo: «Venham ao jogo. Queremos ver a casa cheia para impor respeito ao adversário, como tem acontecido nos jogos da Liga dos Campeões, tanto no passado, como agora. Os sócios têm de ter a consciência que são muito importantes e que se empurrarem a equipa, vai ser mais difícil para o adversário. Eles costumam apoiar-nos sempre que precisamos».  
 
Octávio, quando confrontado com o mesmo tipo de questões, foi evasivo e fugiu sempre ao assunto fulcral, embora tenha tocado no assunto ao de leve, quando disse que a equipa tem de lidar com «alguns aspectos, se calhar a tranquilidade e o ambiente envolvente». Quando confrontado com a necessidade de um esclarecimento sobre o ambiente, foi lacónico: «Temos tido um ambiente óptimo, o que não surpreende». 
 

Artigos relacionados:

-- Deco assegura que o F.C. Porto não desaprendeu de marcar golos

-- F.C. Porto considera que Celtic é um «adversário muito forte»

Patrocinados