O adolescente que rastreou o avião a jato de Elon Musk está agora a rastrear oligarcas russos

CNN , Jordan Valinksy
2 mar 2022, 20:35
Roman Abramovich (AP/Lefteris Pitarakis)

Jack Sweeney, um adolescente da Florida que rastreia online o avião a jato particular de Elon Musk, tem um novo alvo relacionado com a aviação: oligarcas e bilionários russos

Sweeney, um jovem de 19 anos, recusou a oferta de 5000 dólares de Musk para apagar a conta do Twitter e lançou recentemente dois novos handles no Twitter - @RUOligarchJets e @Putinjet – após a invasão da Ucrânia pela Rússia. Os dois perfis acumularam, juntos, quase 300 000 seguidores e oferecem atualizações quase em direto dos movimentos dos jatos particulares, juntamente com imagens de mapas a localizá-los.

Sweeney disse ao “Wall Street Journal” que há muito que as pessoas lhe dizem para criar contas como estas no Twitter, e esses pedidos aumentaram depois de as sanções visarem os mais ricos da Rússia.

Os oligarcas da Rússia enfrentam o caos económico no seu país e sanções por parte do Ocidente, depois de o presidente Vladimir Putin ter ordenado às suas tropas que entrassem na Ucrânia. Os Estados Unidos e os seus aliados responderam com sanções a indivíduos ricos próximos do Kremlin.

Alguns dos aviões particulares rastreados pelas contas incluem o jato do dono do Chelsea Football Club, Roman Abramovich, o empresário Alisher Usmanov e Leonid Mikhelson, o bilionário presidente da produtora de gás russa Novatek.

Em entrevista à Bloomberg, Sweeney disse que ficou surpreendido com o tamanho dos aviões usados pelos oligarcas russos.

“Os aviões que estes oligarcas têm são verdadeiramente de loucos”, disse Sweeney. Os mais ricos do país viajam em aparelhos de tamanho comercial como o Airbus A319 e o Boeing 737. “Os aviões deles são enormes em comparação com outros aviões particulares.”

No total, as contas rastreiam mais de 40 aviões e helicópteros ligados a oligarcas russos. Sweeney convidou outras pessoas para o ajudarem a aumentar a quantidade de aviões que podem ser rastreados.

A conta de Sweeney no Twitter que rastreia Musk ainda está ativa. Ele disse ao “Journal” que apenas a apagaria em troca de um novo Tesla Model 3.

Patrocinados