Halterofilista búlgaro readmitido conquista medalha de prata

25 set 2000, 12:18

Tribunal Arbitral do Desporto anula expulsão da equipa

O halterofilista búlgaro Alan Tsagaev, voltou hoje à competição, depois de o Tribunal Arbitral do Desporto ter decidido contra o afastamento da selecção búlgara dos Jogos, e sagrou-se vice-campeão olímpico na categoria de 105 Kg. 

O Comité Olímpico Internacional expulsou a equipa búlgara de halterofilismo dos Jogos Olímpicos de Sydney depois de três dos seus atletas medalhados terem acusado diuréticos nos testes anti-doping. Nestes casos os regulamentos da Federação Internacional de Halterofilismo (FIH) prevêm que toda a equipa seja afastada dos Jogos. 

Segundo o Tribunal Arbitral do Desporto, a Federação Internacional de Halterofilismo não cumpriu com as regras apropriadas para estes casos, que prevêm também a hipótese de ser dada à federação em questão a oportunidade de pagar uma multa antes de os atletas serem banidos da competição.  

Tsagaev argumentava ainda que não deveria ter sido suspenso, uma vez que os seus testes não revelaram substâncias proibidas. 

Assim, o Tribunal Arbitral do Desporto decidiu anular a decisão da FIH de suspender toda a seleção búlgara de halterofilismo e Alan Tsagaev pode competir na categoria de 105 Kg. O búlgaro conseguiu levantar no total 422,5 Kg, ganhando a medalha de prata. A medalha de ouro foi para o iraniano Tavakoli, que levantou 425 Kg. 

Izabela Dragneva, medalha de ouro, Sevdalin Minchev, medalha de bronze, e Ivan Ivanov,medalha de prata, foram os três halterofilistas que acusaram substâncias proibidas nos testes anti-doping e levaram à expulsão de toda a equipa.

Patrocinados