Zuma: fixe este nome

9 ago 2001, 14:04

Sul-africano deu cabo da cabeça à Lazio Verdadeiro «número 10», o sul-africano, ajudou o FC Copenhaga a vencer a Lazio e causar uma das supresas da Liga dos Campeões. Queirós tem ali um talento.

Chama-se Sibusiso Zuma e é a última descoberta do futebol italiano, apesar de jogar no FC Copenhaga, da Dinamarca. 

Zuma é um sul-africano magro, alto, vagamente desengonçado e o seu cabelo pintado de louro não deixa ninguém indiferente. Mas não foi pelo aspecto que se fez notar. Zuma é o criativo do FC Copenhaga, a equipa que derrotou a Lazio em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.  

A Lazio sofreu muito em Copenhaga e quase sempre por causa de Zuma. O sul-africano é daqueles jogadores que possuem uma mala cheia de dribles e um pacto secreto com a bola, que jamais o abandona. É um pouco aquilo que Sabry gostaria de ter sido no Benfica, mas nunca foi capaz. 

Na primeira meia hora com a Lazio, Zuma espanhou o pânico. Depois, Nesta, provavelmente o melhor central do Mundo, decidiu tomar conta do sul-africano. Mesmo assim, Zuma continuou a ser a maior figura da partida. 

No final, a julgar pela imprensa italiana de hoje, Zuma deve ter tido dificuldades em respirar, tantas as perguntas. «Se gostava de jogar em Itália? Claro que sim, até porque tem um clima parecido com o da África do Sul, se aparecer uma proposta..», suspirou. 

Zuma não entrou nas primeiras contas da África do Sul, na fase de apuramento para o Mundial 2002, mas nos últimos jogos Carlos Queirós deu-lhe sempre a titularidade. Nascido em 1975, o médio ofensivo tem contrato com o FC Copenhaga até 2004.  

Para quem só tinha jogado na África do Sul, Zuma adaptou-se muito bem à Dinamarca, onde chegou em 2000. Tão bem que há pouco tempo começou a lembrar que era dos mais mal pagos, apesar de ser o ídolo dos adeptos, e tinha uma família para sustentar. A jogar assim, não deve ficar lá muito mais tempo.

Patrocinados