Euroliga: o fim antes do início

5 ago 2001, 16:29

Clubes interessados...desinteressaram-se

A Euroliga parece ter acabado antes de começar. Os clubes promotores não se encontram desde Maio e cada um já começou a procurar outras soluções. 

Durante cerca de um ano, os maiores clubes holandeses, belgas, escoceses, nórdicos e portugueses encontraram-se para discutir uma alternativa à UEFA. Sentiam-se sufocados pela presença massiva de italianos, espanhóis, alemães e ingleses e queriam mais receitas. 

Agora, em declarações à BBC Online, o director geral do Ajax veio confessar o que já se adivinhava: o grupo perdeu força e parece não ter sido capaz de resistir às posições duras da UEFA sobre o assunto. 

«A maior parte dos clubes pensa agora que não é possível criar a Euroliga e esse é mais ou menos o ponto da situação actual», disse Arie van Eijden. Ajax e Celtic vão encontrar-se na quarta-feira, num jogo da pré-eliminatória da Liga dos Campeões. O facto de o encontro suceder numa fase tão primária da competição é uma imagem perfeita da situação a que chegou o futebol destes países. 

Mas nem isso parece capaz de os unir contra os mais fortes. «Na minha opinião, não haverá uma Euroliga», afirmou o responsável holandês. Os clubes suecos e portugueses parecem ter deixado cair a ideia e os escoceses estudam agora a possibilidade de se juntarem à Liga inglesa, no melhor estilo «se não podes vencer, junta-te a eles». Para a Euroliga, já era.

Mais Lidas

Patrocinados