Espanha: Duda marca na vitória do Málaga

6 jan 2002, 18:16

Bétis de João Tomás derrotado em casa pelo Valência

O Valência subiu este domingo ao segundo lugar da Liga espanhola, em igualdade pontual com o Deportivo da Corunha, ao vencer (3-1) no terreno do Bétis de Sevilha. Com João Tomás no onze (foi substituído aos 63 minutos) e Calado fora dos convocados, os sevilhanos desperdiçaram a oportunidade de se assumirem como principais perseguidores no Real Madrid.   
 
Num jogo marcado por duas expulsões (uma para cada lado), o Valência beneficiou de um início arrasador, chegando a 2-0 no primeiro quarto de hora, com golos de Salva (8 m) e Ilie (15 m). Ainda antes do intervalo, e numa altura em que já estava reduzido a 10 por expulsão do defesa Luis Fernandez, o Bétis reduziu, por Capi, relançando o interesse do jogo, tanto mais que Salva foi expulso pouco depois do recomeço, deixando as equipas em igualdade numérica.  
 
Pensava-se que os companheiros de João Tomás, mais moralizados, conseguissem dar a volta à situação, mas a dez minutos do final, um penalty convertido por Baraja deu a machadada final nas ambições dos sevilhanos.  
 
Se João Tomás e Calado não foram felizes, outro português tem boas razões para recordar esta 19ª jornada: o médio Duda, do Málaga, marcou o primeiro golo na vitória da sua equipa sobre o Espanhol (2-0), aos 33 minutos. Sendo substituído aos 63 minutos, numa altura em que o Málaga continuava a dominar as operações, Duda já não viu o segundo golo, num penalty convertido por Dario Silva, a 5 minutos do fim, ao contrário de Litos, que mais uma vez actuou os 90 minutos no eixo da defesa. O terceiro português do Málaga, Edgar, esteve no banco, mas não chegou a ser utilizado.  
 
No terceiro jogo já concluído nesta tarde de domingo, o Valladolid deu mais um passo rumo à tranquilidade, vencendo o Maiorca por 2-1. Os insulares continuam na zona delicada da tabela.  
 
Bétis-Valência, 1-3

(Capi, 43m) (Salva, 8m; Ilie, 16m; Baraja, 80m g.p.)

  
Valladolid-Maiorca, 2-1

(Fernando, 6m; Luis Garcia, 60m) (Luque, 65m)

  
Málaga-Espanhol, 2-0

(Duda, 34m; Dario Silva, 85m g.p.)

  
At. Bilbao-Tenerife, 1-2

(Guerrero, 79m) (Fuertes, 72m; Marioni, 74m) 

Alavés-Osasuna, 0-2

(Palacios, 51m; Josue, 68m) 

Barcelona-Saragoça, 2-0

(Kluivert, 45m; Saviola, 53m)

Patrocinados