Brasil tem 84 por cento de hipóteses de ir ao Mundial

7 set 2001, 00:23

Contas feitas por um professor universitário As contas são da autoria de um professor universitário, que fala de uma «situação confortável», mesmo depois da derrota na Argentina. Scolari agradece...

A derrota do Brasil diante da Argentina deixou a selecção canarinha com... 84 por cento de possibilidades de se classificar para a fase final do Campeonato do Mundo de 2002, a realizar no Japão e na Coreia do Sul. 

Mas como é que se chega a um número tão específico assim, perguntará o leitor. E pergunta muito bem. Ora, quem lançou esta probabilidade ¿ 84 por cento ¿ foi um professor de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Tristão Garcia. 

«Antes da partida frente à Argentina, as probabilidades eram de 95 por cento. Com a derrota do Brasil, as hipóteses diminuíram, mas a situação da selecção continua a ser relativamente confortável», assegurou o matemático à imprensa brasileira. 

De acordo com Tristão Garcia, o Brasil terá que vencer as três partidas que lhe faltam (Chile em Outubro, Bolívia e Venezuela em Novembro) para não ter que depender dos resultados dos seus concorrentes mais directos. «Cada ponto perdido a partir de agora coloca a selecção do Brasil dependente de resultados de terceiros, nomeadamente do Equador e do Uruguai». 

As contas feitas pelo matemático apontam para que as três vitórias do Brasil nos três últimos jogos façam aumentar as probabilidades brasileiras dos actuais 84 por cento para... 99,6 por cento.

Brasil

Mais Brasil

Mais Lidas

Patrocinados