Alemanha aprova adiamento, mas chegou tarde

12 set 2001, 11:30

Clubes apoiam decisão Todos os clubes alemães estão de acordo. A UEFA fez bem em adiar os jogos da Liga dos Campeões e Taça UEFA por causa da tragédia nos Estados Unidos. Mas também há críticas.

A decisão da UEFA de adiar todos os jogos desta semana referentes à Liga dos Campeões e Taça UEFA está a gerar unanimidade na Alemanha. Os clubes apoiam as mudanças aprovadas no calendário devido à tragédia nos Estados Unidos. Para alguns, a decisão chegou tarde.  

O Bayern de Munique, campeão da Europa em título, foi dos primeiros clubes a tomar partido pelo organismo que rege o futebol do velho continente. «O Bayern de Munique apoia totalmente a decisão da UEFA. Isto era o único que se podia fazer numa situação como esta», disse o clube, em comunicado de imprensa. 

O clube alemão tinha encontro marcado com os holandeses do Feyenoord esta quarta-feira, mas deverá regressar ainda hoje a casa e pede aos adeptos que façam o mesmo. Fica a garantia de que os bilhetes podem ser utilizados a 10 de Outubro ou devolvidos. 

De resto, é esse o sentimento geral por terras alemãs. A UEFA fez bem, mas a decisão peca por tardia. Entre as vozes críticas, o Borussia de Dortmund diz «não entender como a UEFA não suspendeu as partidas (desta terça-feira)». Segundo o presidente do clube, Gerd Niebaum, o adiamento era «uma questão de ética» e, em situações destas, «o futebol é secundário». 

Também o Schalke 04, através do seu gestor, Rudi Assauer, disse que teria adiado a partida com o Panatinaikos, caso pudesse fazê-lo.  

Mas as vozes mais críticas chegam mesmo da imprensa germânica, que atacou duramente a posição da UEFA. No «Berliner Zeitung» desta quarta-feira pode ler-se que «o futebol europeu falhou» e ainda que «os atentados não impressionaram a UEFA». E segue-se dizendo que a atitude só poderá ser explicada com «falta de piedade ou excesso de sentido de negócios». 

No Der Tagesspiegel, as páginas desportivas abrem no mesmo tom crítico. «No dia de terror suspenderam-se todos os acontecimentos desportivos nos Estados Unidos. Na Europa, continuou a jogar-se futebl».

Mais Lidas

Patrocinados