Tudo sobre o Espanhol, adversário do F.C. Porto na Taça UEFA

10 nov 2000, 15:47

Segundo clube da Catalunha cumpre 100 anos Este é o ano do centenário para o Espanhol, o segundo clube da Catalunha. O adversário do F.C. Porto na terceira eliminatória da Taça UEFA nunca foi campeão em Espanha, mas é considerado o sexto clube do país, em termos de historial na primeira Liga.

O Real Club Espanyol de Barcelona defronta o F.C. Porto na Taça UEFA no ano em que cumpre 100 anos de existência. A equipa de Barcelona ocupa à 9ª jornada da Liga espanhola a décima posição, com 11 pontos, soma apenas três vitórias e marcou e sofreu oito golos.  

O segundo clube catalão, atrás do poderoso F.C. Barcelona, é treinado por Paco Flores, já à frente da equipa pela terceira época. As suas maiores estrelas são o jovem Tamudo, o médio Arteaga, o romeno Galca e o argentino Pochettino, bem como os irmãos Roger e Oscar, formados nas escolas do rival Barcelona. Raul Tamudo, de 23 anos, esteve quase a transferir-se para o Glasgow Rangers mas não passou nos exames médicos e regressou ao clube catalão. 

O Espanhol garantiu presença na Taça UEFA depois de na época passada ter ganho a Taça do Rei, batendo o Atlético de Madrid por 2-1. Terminou o campeonato na 14º posição. 

Os adeptos do clube nunca festejaram o título de campeões espanhóis. A melhor classificação que o Espanhol conseguiu foi o terceiro lugar da temporada de 86/87. Mais recentemente, em 95/96, há a registar uma quarta posição. 

O Espanhol vai na 66ª participação na I Divisão espanhola, em 70 edições da Liga. Nos últimos 20 anos os catalães têm-se classificado sempre pelo meio da tabela. 

Na última década, a pior recordação é a descida do clube à II Divisão, em 93/94. Mas logo nessa temporada o Espanhol foi campeão e recuperou o lugar na Liga principal. Logo nesse ano de regresso a equipa alcançou o sexto posto.

.

Na classificação do jornal Marca, que pondera as temporadas na I Liga, as partidas jogadas, ganhas, empatadas e perdidas, golos e pontos, o Espanhol é considerado como o sexto clube do país. 

Na visita à Catalunha, o Porto vai jogar no estádio Olímpico de Montjuic, com capacidade para 56 mil pessoas. 

Plantel 2000/2001: 

NOME

POS.

NAC.

99/00

1

Mora

GR

ESP

Espanhol

13

Argenso

GR

ESP

Badajoz

26

Balbuena

GR

ESP

Espanhol

2

Cristobal

D

ESP

Espanhol

3

Rotchen

D

ARG

Espanhol

4

Nando

D

ESP

Espanhol

5

Pochettino

D

ARG

Espanhol

12

Toledo

D

PAR

Espanhol

16

Soldevilla

D

ESP

Espanhol

18

Navas

D

ARG

Udinese

29

Lopo

D

ESP

Júniores

7

Velamazán

M

ESP

Espanhol

8

Sérgio

M

ESP

Espanhol

15

Galca

M

ROM

Espanhol

17

Nan Ribera

M

ESP

Alavés

19

Arteaga

M

ESP

Espanhol

20

Morales

M

ESP

Espanhol

24

Roger

M

ESP

Espanhol

6

Óscar

A

ESP

Valência

9

Serrano

A

ESP

Espanhol

10

Benitez

A

PAR

Espanhol

11

Posse

A

ARG

Espanhol

14

De Lucas

A

ESP

Espanhol

21

Aganzo

A

ESP

Real Madrid

22

Manel

A

ESP

Espanhol

23

Tamudo

A

ESP

Espanhol

Patrocinados