F.C. Porto sem Pizzi mas com estauto de favorito

7 ago 2000, 10:39

Equipa de Fernando Santos parte esta tarde para Bruxelas O F.C. Porto ruma esta tarde a Bruxelas para o primeiro confronto oficial da época, depois de amanhã, frente ao Andelecht. Os jogos de preparação deixaram algumas dúvidas quanto às capacidades deste novo Porto, mas a equipa de Fernando Santos chega à capital belga com o estatuto de favorito.

O F.C. Porto parte esta tarde para Bruxelas, num vôo «charter» marcado para as 15.40 horas. 

O compromisso que os portistas terão depois de amanhã, no Estádio Constant Van den Stock, diante do Anderlecht, constituirá a primeira prova de fogo da equipa de Fernando Santos, na sua versão 2000/2001. 

Se, até agora, o que se pôde ver do F.C. Porto nos jogos de preparação deixa vários pontos de interrogação no ar, o encontro de Bruxelas será um óptimo meio de verificar a que níveis de rendimento já terão chegado os vice-campeões nacionais. 

Mesmo vivendo nesse paradigma de dúvida, o F.C. Porto deverá assumir, nesta pré-eliminatória, o estatuto de favorito. É que o Anderlecht está muito longe de valer o que já valeu no futebol europeu e os belgas ¿ de forma sincera, ou talvez não... ¿ são os primeiros a colocar o favoritismo do lado português. 

As declarações dos jogadores do F.C. Porto ao longo da semana que passou apontam mais ou menos no mesmo sentido: respeito pelo Anderlecht, pelo seu nome e pelo facto de terem eliminado o Anorthosis Famagusta, mas uma ideia comum de base ¿ a de que o F.C. Porto tem tudo para passar esta pré-eliminatória. 

Depois de ter chegado de Bruxelas, onde assistiu ao encontro da primeira mão entre Anderlecht e Anorthosis (que os belgas venceram por 4-2), Fernando Santos sublinhou essa ideia, ao afirmar: «Não há que ter receios».  
 

Uma incógnita chamada... Pizzi 

A posição assumida por Fernando Santos teve, porém, uma ressalva que continua, duas semanas depois, a fazer sentido. É que o treinador do F.C. Porto impôs como condição para não ter receios o facto de poder contar com a totalidade do plantel.  

E a verdade é que isso não irá ser possível. Deco e Capucho continuam a treinar condicionados e constituirão baixas importantes nas soluções criativas que Fernando Santos gostaria de ter e uma incógnita permanece no ar. Pizzi, o avançado hispano-argentino escolhido para «sucessor» de Jardel, ainda não está em pronto para a competição e não vai a Bruxelas. O problema no joelho direito está a condicionar fortemente a afirmação de Pizzi na equipa portista e o prologar desta situação tem gerado mesmo um clima de mistério em relação à real condição física do jogador.  

O treino oficial do F.C. Porto em Bruxelas está marcado para as 20 horas locais (19 portuguesas) de amanhã, 24 horas antes do embate frente ao Anderlecht.

Mais Lidas

Patrocinados