Amesterdão publica legislação para o Euro

8 jun 2000, 17:42

Multas para quem esteja bêbado ou urine em público

A Câmara Municipal de Amesterdão criou multas especiais que vão vigorar durante o Campeonato da Europa. Uma pessoa encontrada bêbada em público incorre numa multa de 4.500 escudos, urinar na rua é punido com 9 contos e é proibido subir sebes ou barreiras ou usar passa-montanhas, protecções para a cara que deixam à mostra apenas os olhos e que impedem a identificação das pessoas. 

Adeptos que assumam comportamentos racistas ou que resistam a detenções serão multados em 90 contos, enquanto a venda de bilhetes no mercado negro vale 70 contos de penalização. 

As novas leis são válidas até 4 de Julho e permitem ainda que o presidente da Câmara de Amesterdão possa alterar o tráfego automóvel consoante as necessidades. 

A segurança e a ordem têm sido as grandes preocupações da organização do Campeonato da Europa, que decorre de 10 de Junho a 2 de Julho na Bélgica e na Holanda. O tratado de Schengen, que permite a livre circulação de pessoas (independentemente da nacionalidade) entre alguns países da União Europeia, foi temporariamente suspenso por Bélgica e Holanda, de forma a que haja controlo nas fronteiras. 

Aliás, dois adeptos ingleses com historial de violência foram ontem impedidos de entrar na Holanda. Os serviços secretos ingleses entregaram uma lista com 43 nomes de hooligans às autoridades belgas e holandesas.

Mais Lidas

Patrocinados