Código mundial de anti-dopagem em preparação

4 jun 2002, 00:28

Reunião em Montreal foi decisiva

A Agência Mundial Anti-Dopagem (AMA) apresenta terça-feira, em Montreal, Canadá, um esboço do código mundial anti-dopagem, que vai permitir harmonizar as regras e sanções nas diferentes modalidades desportivas e países a partir das Olimpíadas de Atenas de 2004.

Reunidos à porta fechada na nova sede da AMA em Montreal, os membros da Comissão Executiva devem aprovar a primeira versão do projecto, que foi elaborado por um grupo de peritos, em colaboração com atletas.

«O código tem por objectivo harmonizar, no seio dos governos e das diferentes entidades desportivas, como as federações e os comités olímpicos nacionais, todas as políticas de luta contra o doping», explicou a porta-voz da AMA, Isabelle Tornare.

Sem revelar o seu conteúdo, Isabelle Tornare acrescentou que o código pretende instaurar «um regulamento único que possa ser aplicado em qualquer país e em qualquer modalidade» desportiva. Deste modo, todos os desportistas que tenham registado um controlo positivo por uma mesma substância passarão a ser punidos com sanções idênticas, enquanto neste momento cada federação aplica os castigos de forma discricionária.

Patrocinados