Fernando Mendes: «Não vai escapar a umas assobiadelas»

1 dez 2000, 00:22

João Pinto regressa à Luz - testemunhos do passado Fernando Mendes foi dos poucos jogadores que representou os três «grandes» e por experiência própria considera que João Pinto dificilmente escapará «a umas assobiadelas» na Luz. No entanto, o esquerdino recorda que as situações foram distintas e abre espaço para outras atitudes. «É capaz de haver um grupo de adeptos que aplauda o João».

Fernando Mendes, actualmente no Vitória de Setúbal, é dos jogadores mais indicados para abordar o regresso de João Pinto ao Estádio da Luz. É dos poucos futebolistas que vestiu a camisola dos três «grandes» e a experiência diz-lhe que dificilmente João Pinto «vai escapar a umas assobiadelas». No entanto, Fernando Mendes, por experiência própria, considera ser mais complicado jogar no Estádio da Luz com a camisola do F.C. Porto. 

Formado nas escolas de Alvalade, Fernando Mendes representou o Sporting em cinco épocas na I divisão, entre 1984/85 e 1988/89, vencendo apenas uma Supertaça (1987/88) antes de rescindir o contrato com os leões e assinar pelo Benfica numa das contratações mais polémicas de sempre. Foi no Benfica que conseguiu o seu primeiro título de campeão, em 1990/91, no entanto, o esquerdino teve poucas oportunidades na Luz e nunca chegou a jogar em Alvalade com a camisola encarnada.  

Fernando Mendes considera, no entanto, que a sua situação é muito diferente da de João Pinto. «Eu tinha rescindido o contrato com o Sporting e tinha saído em conflito com o clube. O caso de João Pinto foi diferente. Foi dispensado pelo Benfica. Mas mesmo assim não acredito que seja bem recebido». 

A forma como João Pinto saiu da Luz, leva Fernando Mendes a considerar que a atitude dos adeptos possa variar de caso para caso. «É capaz de haver um grupo de adeptos que aplauda o João. No entanto, não deve escapar a uma enorme assobiadela». 

Após uma época emprestado ao Boavista, Fernando Mendes regressou à Luz por mais um ano, em 1992/93, antes de ser dispensado. 

Depois de três anos em três clubes diferentes - Estrela Amadora, Boavista e Belenenses - Fernando Mendes ingressa no F.C. Porto após uma boa época no Restelo e foi com a camisola azul e branca que o esquerdino sentiu na pele a rivalidade entre os «grandes», em particular, quando jogou a primeira vez na Luz. 

«Foi terrível. Muitas assobiadelas e muita pressão. É uma opinião pessoal, mas penso que a rivalidade entre Benfica e o F.C. Porto é maior do que a do Benfica e o Sporting». Fernando Mendes considera que João Pinto já tem experiência suficiente para aguentar a pressão e não permitir que esta afecte o seu rendimento. «O João já tem muitos anos de futebol. De certeza que vai estar preparado para enfrentar seja o que for» 

Actualmente, Fernando Mendes, com 34 anos, regressou à sua terra natal para representar o Vitória de Setúbal na II Liga. 
 
 
 

Benfica

Mais Benfica

Patrocinados