Luta a três para defrontar Portugal

19 jun 2000, 00:58

Segundo classificado do Grupo B conhecido hoje A Bélgica é a equipa melhor colocada para atingir o segundo lugar do Grupo B e defrontar assim Portugal, que já garantiu o primeiro lugar no Grupo A. Mas a Suécia e a Turquia ainda têm hipóteses. A Itália já é primeira e vai apenas cumprir calendário.

Fica hoje definido o adversário de Portugal nos quartos-de-final do Euro-2000. Na última jornada do Grupo B a Bélgica, que joga com a Turquia, é a equipa com mais probabilidades de chegar ao segundo lugar. A Itália já assegurou a primeira posição e defronta a Suécia apenas para cumprir calendário. Os jogos serão à mesma hora (19:45), como será regra para toda a última jornada. 

A Bélgica soma três pontos e precisa apenas de um empate frente à Turquia para garantir a passagem à próxima fase. A Turquia está exactamente nas mesmas condições que a Suécia, em igualdade de pontos e de golos marcados e sofridos, tendo o jogo entre si terminado num empate sem golos.  

Ambas as selecções precisam de vencer os seus jogos. Aí ficariam em igualdade pontual (quatro pontos), passando a aplicar-se os sucessivos critérios de desempate. Se ambas obtiverem hoje o mesmo resultado terá que se recorrer ao ponto 6 do regulamento, que dá a vitória à equipa que tiver obtido melhor média pontual nas duas últimas qualificações organizadas pela UEFA (Mundial-98 e Euro-2000), no caso a Suécia. 

Assistir-se-á assim à situação curiosa de ver a equipa sueca «torcer» por uma vitória da Turquia frente à Bélgica, que será condição essencial para o seu apuramento. A Turquia, por seu lado, não precisa de uma vitória da Suécia. Antes pelo contrário. Se a Itália não perder, os turcos, ganhando, seguem em frente. 

Muitas alterações nos onzes 

A Bélgica viu-se forçada a uma alteração de última hora no ataque. Luc Nilis substituirá Branko Strupar, que, afectado por uma lesão, não se encontra a cem por cento. Mas a Turquia também terá duas baixas - Umit Davala e Oktay Derelioglu não jogarão. 

Na Suécia serão três as alterações forçadas para o jogo com a Itália. Nilsson, Kennet Andersson e Lucic não jogarão, frente a uma Itália que jogará quase com a selecção B, mas ainda assim com nomes sonantes. A equipa já tem o primeiro lugar do Grupo garantido e Dino Zoff deverá fazer pelo menos oito alterações em relação aos dois primeiros jogos. Mas entre os suplentes que serão titulares hoje está, por exemplo, Alessandro Del Piero.

Patrocinados