«Enguiços» dos últimos três Europeus

9 jun 2000, 23:55

Selecções anfitriãs Empates a uma bola no jogo de abertura e afastamentos nas meias-finais. Tem sido esta a sina das selecções anfitriãs desde 1988. A Bélgica, que hoje abre a prova, quer ter sorte diferente das da Alemanha, da Suécia e da Inglaterra.

A Bélgica, um dos organizadores da prova, aborda o encontro de abertura do Euro-2000 com a Suécia na perspectiva de um início de caminhada comandada pelo sonho de se tornar na primeira selecção anfitriã a vencer o Campeonato da Europa desde 1984, ano em que a França o conseguiu. 

Nas últimas três edições, os anfitriões - Alemanha, Suécia e Inglaterra - foram eliminados nas meias-finais depois de no jogo de abertura terem empatado sempre pelo mesmo resultado (1-1). 

Em 1984 realizou-se pela primeira vez uma cerimónia de abertura seguida por um jogo que abria o Campeonato da Europa. Nesse ano, a França venceu a Dinamarca no primeiro jogo e bateu a Espanha na final. 

Quatro anos depois, em Dusseldorf, a Alemanha empatou (1-1) no jogo de abertura com a Itália e perdeu nas meias-finais. Desde então, nas duas edições seguintes, o anfitrião empatou sempre na cerimónia de abertura e foi afastado nas meias-finais. 

Em 1992, curiosamente também a 10 de Junho, a Suécia empatou (1-1) com a França, em Estocolmo. Desse Europeu restam três jogadores da equipa sueca -Roland Nilsson, Joachim Bjorklun e Kennet Andersson - que terão o privilégio de participar em dois jogos de abertura. Nesse ano,a Suécia também acabou por ser afastada na meia final pela Alemanha (2-3). 

Na última edição, no Euro-96, a Inglaterra abriu o torneio com um empate diante da Suíça. Curiosamente, tal como nas duas edições anteriores, o placar final foi 1-1. Fatalmente, na meia-final, a Inglaterra foi afastada pela Alemanha no desempate por grandes penalidades. 

Amanhã, os belgas vão procurar quebrar o enguiço que persegue os anfitriões há três edições, «sabendo» que um empate 1-1 poderá tornar-se fatal nas meias finais...

Patrocinados