Bolivianos entram para o Guiness com torneio de altíssimo nível (6500m)

24 abr 2001, 00:23

Pico do monte Sejama vai ser palco de experiência inédita

Um clube boliviano de montanhismo prepara-se para entrar no Guiness, ao organizar, no próximo dia 16 de Junho, um torneio de futebol que será jogado a 6.500 metros de altitude. O Club Andino Boliviano (CAB), quer celebrar de forma marcante o seu 62º aniversário, e para tal está a preparar aquele que será, seguramente, o torneio de futebol de nível mais elevado de todos os tempos.  

Em declarações à Agência EFE, Carlos Aguilar, presidente do CAB, afirmou que a iniciativa vai servir para demonstrar que «o futebol pode ser jogado em qualquer ponto do planeta». No torneio, quadrangular, que vai realizar-se no pico do monte Sajama, vão participar duas equipas de habitantes das regiões vizinhas, uma do próprio CAB, e uma outra do Instituto Geográfico Militar boliviano. 

À presença de representantes do Guiness Book, junta-se também a de alguns observadores do Instituto de Patologia de Altitude, que vão efectuar alguns estudos sobre as reacções fisiológicas dos desportistas em altitude. 

Segundo aquele dirigente, o campo terá as medidas regulamentares, mas os jogos serão compostos de duas partes de 20 minutos, face às previsíveis dificuldades respiratórias que esperam os futebolistas-montanhistas. Refira-se que todos os jogos serão efectuados no mesmo dia, por uma razão muito simples: o regresso à povoação mais próxima implica... dois dias de caminhada.

Mais Lidas

Patrocinados