«Próximo desafio é construir equipa à altura do Benfica», diz Toni

28 out 2000, 01:40

Um dos mais fortes apoiantes Toni e Manuel Vilarinho estiveram muitas vezes juntos durante a campanha. Agora que a lista B venceu as eleições, o último treinador campeão pelo Benfica lembra o muito que há para fazer.

Toni foi uma das figuras do Benfica que deu a cara por Manuel Vilarinho. Na hora da vitória do candidato que apoiou, o último treinador campeão pelo Benfica disse ao Maisfutebol o que sentia. 

«Como afirmei diversas vezes durante a campanha, o mais importante era restituir ao Benfica os valores que o fizeram grande: honorabilidade e respeitabilidade, sem eles não há possibilidades de êxito», lembrou.  

Para o treinador, a derrota «penaliza» os que, ao longo de três anos, defenderam «os valores contrários». Agora, sustenta Toni, é fundamental «trabalhar por um Benfica forte, unir o clube, pois 60-40 ainda representa alguma divisão». 

Durante a campanha, Toni nunca recusou aparecer ao lado de Manuel Vilarinho. O candidato, por seu turno, também afirmou que, se vencesse, Toni seria o seu treinador. Agora, diz, o fundamental é «lançar bases para o futuro, construir uma equipa à altura do clube». Para Toni, esse é «o enorme desafio» que está pela frente de quem passa a ter nas mãos os destinos do clube. 

Ganhas as eleições, Toni vê já um outro desafio: a luta pela SAD. «As pessoas que terão responsabilidade de decidir esta situação deverão ter grande lucidez e não se deixar cegar», sugeriu. 

Enquanto foi tempo de eleições, Toni lembrou sempre que falava «na qualidade de sócio». Agora, que pensa o profissional? «Durante este tempo tive oportunidade de reflectir sobre a situação do clube e é evidente que tenho ideias sobre o que é necessário fazer». 

Em relação a Toni, a próxima grande questão é saber quando assumirá a equipa. Manuel Vilarinho disse sempre, e reafirmou-o esta noite, que José Mourinho deveria ficar até ao final da época, quando termina o contrato que o liga ao Benfica. «Essa é uma decisão que lhe cabe só a ele. O dr. Manuel Vilarinho de certo pensou muito sobre esse tema. Por mim, conheço os custos que têm as mudanças constantes numa equipa de futebol».

Benfica

Mais Benfica

Mais Lidas

Patrocinados