Mundial 2002: ecrã gigante de Tóquio apagado para a final

28 jun 2002, 12:21

Interesse japonês esmoreceu após eliminação da equipa O interesse dos japoneses arrefeceu depois da eliminação da equipa e ninguém quer oganizar a transmissão pública.

O ecrã do Estádio Nacional de Tóquio vai estar apagado na final do Mundial. A eliminação da selecção japonesa arrefeceu o interesse pela competição no país, de tal modo que ninguém quer organizar a transmissão pública do encerramento do Campeonato do Mundo.

O local foi ao longo da prova um dos grandes pólos de dinamização do Mundial na capital japonesa, tendo recebido em cada partida milhares de pessoas. Agora tudo mudou. «Não programámos projecção pública para a final. Ninguém a quer organizar», afirmou um responsável do estádio citado pela France Press.

Depois da eliminação do Japão nos oitavos-de-final, frente à Turquia (0-1), um grupo de políticos nipónicos ainda intercedeu junto dos responsáveis para garantir a transmissão da meia-final entre a Coreia do Sul e a Alemanha, mas a boa vontade japonesa ficou por aí.

«O objectivo destas projecções era ter um local onde apoiar a equipa do Japão. Depois desta ter sido eliminada o acontecimento virtualmente terminou. Após a derrota do Japão, um grupo de membros do Parlamento fez-nos uma proposta e nós organizámos o evento para apoiar a Coreia enquanto país co-organizador. S eo Japão estivesse na final organizaríamos projecções públicas, mas acho que nunca previmos que isto fosse tão longe», afirmou um porta-voz da organização que organizava as projecções.

Mais Lidas

Patrocinados