Gil Vicente e Sp.Braga empatam (1-1)

26 jul 2000, 00:16

Cheiro de talento e... falta dele Um embate entre vizinhos põs a nu as insuficiências do Gil Vicente, com um plantel bem mais limitado do que na última época. Ainda assim, André, de «penalty», conseguiu anular a vantagem bracarense à beira do fim.

Quarenta e cinco minutos mais tarde, depois de um inesperado jogo de luzes que apresentou, um a um, os jogadores do Gil Vicente, a bola pulou por fim. Em poucos instantes, o Braga, mais experiente e elaborado, reclamava para si o brilho da festa e marcava, por obra de Barroso e génio de Luís Filipe, o mentor dos melhores instantes, que soube repartir com Tiago e dividir, com menor frequência, com a outra extremidade do ataque. 

Preso na pressão, que lhe serviu de argumento preferencial durante uma época inteira, o Gil Vicente esboçou a reacção, que planeou sem conseguir praticar. A perda de oito jogadores e de um amontoado de talento, expôs a vontade, quase tudo quanto lhe sobra. Muita e, ainda assim, pouco para intimidar o Braga, que substituía sem denotar perdas de produção, apesar das fugas de talento. 

Vargas acrescentaria velocidade, juntava o perigo, mas ficava longe de resolver o problema, muito mais profundo e dependente de articulações ou encaixes indetectáveis numa série de lapos que tiraram Álvaro Magalhães do sério. Um penalty, de origem duvidosa, garantiria o empate com pouco mais de três minutos para jogar e o camuflado de um número excessivo de carências. 

Ficha do jogo 

Estádio Adelino Ribeiro Novo, em Barcelos

Assistência: 1.000 espectadores

Árbitro: Martins dos Santos (Porto)

GIL VICENTE ¿ Paulo Jorge; Bessa, Lemos, Alex, Sérgio Lomba; Vítor Vieira, Matias, Casquilha; Jean-Pierre, Pinheiro e Sadjó.

Treinador: Álvaro Magalhães

Jogaram ainda: Vargas, André, Sérgio Gameiro, Zico, Tchide e Ivo

BRAGA ¿ Paulo Morais; Zé Nuno, Artur Jorge, Odaír, Pedro Lavoura; Tiago, Barroso, Castanheira; Luís Filipe, Edmilson e Riva.

Treinador: Manuel Cajuda

Jogaram ainda: Quim, Idalécio, Rodrigo, Andrade, Britez, Fabinho, Toni, Luís Miguel

Ao intervalo: 0-1

Marcadores: Luís Filipe (7m) e André (g.p., 87m)

Patrocinados