Mourinho, a passagem pelo Benfica e uma ascensão inédita

23 jan 2002, 15:05

Um ano como treinador principal e já dois grandes no currículo José Mourinho tem tido um percurso à parte entre os treinadores portugueses. Ainda não fez 39 anos, só tem um como treinador principal, e este é já o segundo «grande» que orienta.

José Mourinho fará 39 anos no próximo sábado. Começou a sua carreira como treinador principal há apenas um ano e logo pelo Benfica. Na altura, todos elogiaram a capacidade de risco que o treinador revelava, pegando numa equipa que estava em má situação e acabando por fazer um bom trabalho. 

Um ano e um mês depois, com uma passagem de sete meses pelo União de Leiria pelo meio, José Mourinho volta a um grande. O F.C. Porto está em quinto lugar. Qual das duas situações será mais arriscada? «Este é um grande desafio, sem dúvida. Tenho a noção disso, mas não tive medo em aceitar a proposta do Porto, do mesmo modo que assumi a do Benfica nessa altura». 

E como é que se consegue subir tão depressa? «As coisas na minha vida foram-se sucedendo normalmente. Estive no Sporting, depois aqui. Quando de cá saí, fui para Barcelona. A primeira experiência como treinador principal, no Benfica foi um desafi que aceitei com o mesmo empenhamento com que assumi tudo o resto na minha vida. O mesmo aconteceu com os sete meses que passei em Leiria, e nos quais pude valorizar-me».

Patrocinados