Benfica convidado na festa do Lyon

21 jul 2000, 13:01

Jogo às 19h30, com transmissão na RTP1 O Benfica vai contracenar com o Lyon na festa do 50º aniversário do clube francês. Será o primeiro grande teste da temporada para a equipa portuguesa, frente a um adversário que quer vencer para lançar bem a época.

O Benfica é o convidado de honra do Lyon para a festa do 50º aniversário do clube francês. O ponto alto da noite, no estádio Gerland, será o jogo entre as duas equipas, a partir das 19h30 portuguesas. Para o Benfica, este é o primeiro grande teste da época. 

Ao fim de 15 dias de trabalho e de um curto estágio em Leogang, onde defrontou a equipa turca do Adanospor (1-1), Jupp Heynckes terá esta noite a oportunidade de fazer a primeira experiência séria com o Benfica 2000-2001. Nas bancadas deverão estar muitos emigrantes portugueses, a torcer pelos encarnados. 

Mas não haverá em campo, pelo menos de início, muitas caras novas. No onze inicial apenas devem entrar Dudic, para o lugar de lateral-direito, e eventualmente Marchena, para o centro da defesa. Carlitos, Miguel e Escalona devem esperar no banco a sua vez. 

Faltam Nuno Gomes e João Pinto... 

Quanto a novidades, a esta equipa do Benfica faltam apenas Fernando Meira, lesionado, e Van Hooijdonk, que já terminou as férias mas está em Lisboa à espera dos companheiros. Nuno Gomes e João Pinto já não vão aparecer, ao contrário do que diz o site do Lyon...  

Depois de lembrar que o «prestigiado» Benfica foi «30 vezes campeão nacional e duas vezes vencedor da Taça dos Campeões», o desactualizado site do clube acrescenta que tem «um grande colectivo e individualidades como João Pinto, Nuno Gomes e Poborsky.» 

Os responsáveis do clube serão confrontados com a evidência esta noite. O técnico do Lyon, Jacques Santini, está seguramente melhor informado e preparado para o embate, que o Lyon leva muito a sério. «Este jogo será a nossa última oporunidade de rodar e teremos que dar tudo, para termos uma ideia precisa da nossa forma», afirma o capitão de equipa, Florent Laville. 

Este será de facto o último jogo da pré-temporada do Lyon - o campeonato francês arranca já no próximo fim-de-semana. No último mês, a equipa tem estado a treinar e realizou já vários jogos de preparação com as principais equipas francesas. No torneio «Clube Europa», em Paris, venceu o Bordéus (4-0) e perdeu com o PSG (0-1) e Mónaco (1-2). 

O médio camaronês Marc-Vivien Foe e o defesa belga Eric Deflandre são os principais reforços da equipa, que conta ainda com o brasileiro Sonny Anderson. Foe, que veio do West Ham, não está na sua melhor forma, após uma crise de paludismo, e tem mais problemas. Expulso na última jornada do campeonato inglês da época passada, o jogador foi suspenso por quatro jogos. A Federação inglesa pediu à sua homóloga francesa que assumisse o castigo, o que deverá acontecer. 

Festa começou de manhã 

O Olympique Lyonnais nasceu a 3 de Agosto de 1950, na sequência da separação entre o Lyon Olympique Universitário e a sua secção de futebol. O clube nunca ganhou um título francês, mas nos últimos anos afirmou-se como um dos grandes de França. 

No ano passado terminou em terceiro lugar, atrás do Mónaco e do Paris Saint-Germain, o que lhe valeu o acesso à terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. 

A festa de aniversário do Lyon começou de manhã, com várias actividades lúdicas no estádio Gerland. Pela cidade, também se antecipa já a noite. A loja do Lyon, no centro da cidade, tem estado bem movimentada. 

Pelas 16 horas a festa passa para a rua. Está prometido um desfile de músicos, cantores e bailarinos, que inclui uma bem brasileira demonstração de Capoeira. Às 17 h haverá um jogo entre as velhas glórias do Lyon, com a promessa da aparição de algumas surpresas.  

Duas horas e meia mais tarde entra em campo o Benfica e a equipa principal do Lyon, para o momento alto da noite. A festa acaba, como todas as festas que se prezem, com um espectáculo pirotécnico, marcado para as 22h.

Benfica

Mais Benfica

Patrocinados