Eleições na FPF: Artur Jorge forçado a desistir

16 set 2002, 19:44

Apoio da Associação de Treinadores garante reeleição de Madail A Associação de Treinadores apoia Madail, após discussão interna. Artur Jorge não reúne um quarto da AG da FPF e reage amanhã.

Artur Jorge não reúne condições para ser candidato à presidência da Federação Portuguesa de Futebol. O adversário de Madail não conseguiu reunir a quota mínima exigida para formalizar uma candidatura ao poder na Praça da Alegria, após a Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) ter revelado a indicação de voto a favor do actual presidente da FPF, Gilberto Madail.

Uma manhã inteira de reuniões na sede da ANTF redundou numa conclusão nada agradável para as aspirações do ex-seleccionador nacional. Uma votação realizada pelos membros da direcção da Associação de Treinadores deu uma maioria de votos em Madail. Alguns dos membros da direcção da ANTF votaram em Artur Jorge, mas um maior número de votos por Madail deram ao candidato da continuidade o apoio da ANTF.

Com o apoio em massa das associações distritais (num total de 275 votos), da Liga, dos médicos e, agora, dos treinadores, Gilberto Madail não só garante a reeleição, como impede a formalização da candidatura de Artur Jorge, uma vez que este não reúne pelo menos 25 por cento da Assembleia Geral da Federação, uma percentagem equivalente 125 votos.

Deste modo, as eleições do próximo dia 12 de Outubro acabarão por ter um candidato único. Gilberto Madail será o presidente da FPF para os próximos quatro anos. Artur Jorge, o candidato derrotado, marcou uma conferência de Imprensa para amanhã, terça-feira, pelas 20.30 horas, na sua residência em Lisboa, à Rua da Misericórdia, na qual deverá anunciar a sua desistência.

José Pereira, o presidente da ANTF, explicou que a decisão da Associação de Treinadores foi tomada «por maioria». Refira-se que Jaime Pacheco foi o único membro da direcção da ANTF que não votou. Francisco Andrade apresentou uma declaração de voto. O prazo para apresentação de candidaturas termina amanhã, terça-feira, pelas 16 horas.

Mais Lidas

Patrocinados