André: «Espero voltar ao Benfica em Dezembro»

16 set 2002, 13:37

Melhor marcador no Brasil O avançado, líder dos marcadores no Brasileirão, quer voltar à Luz porque «não há no Brasil nenhum clube como o Benfica».

André está convicto de que em Dezembro voltará ao Benfica para ser campeão. O avançado brasileiro diz que o regresso ao Brasil, na condição de emprestado ao Vitória, fez com que ganhasse a confiança perdida e a tranquilidade que não teve quando esteve em Lisboa. Agora é o «artilheiro» do campeonato brasileiro, mas continua com um olho na Luz e com viagem marcada para Dezembro.

«Tenho acompanhado o Benfica», garantiu André ao Maisfutebol. «Tem uma grande equipa, com grandes jogadores. Tem tudo para ser campeão», afirmou o brasileiro, que não renega elogios à direcção benfiquista: «Com Luís Filipe Vieira no comando, tudo está a ser muito bem estruturado. Está a fazer um óptimo trabalho.»

No «Brasileirão», André já leva nove golos marcados em onze jogos. Uma marca impressionante, que coloca o jogador na liderança dos melhores marcadores. André confiou ao Maisfutebol o segredo para uma perfomance que não conseguiu enquanto jogador de águia ao peito. «O segredo é jogar», respondeu prontamente, acrescentando que, enquanto esteve na Luz, não pôde mostrar do que era capaz: «Tive poucas oportunidades para jogar. Faltou paciência e mais confiança em mim por parte do Benfica.»

No entanto, o avançado não encontra apenas no Benfica as razões por que não se afirmou enquanto passou pela Luz. «No fundo, também foi da minha parte», reconheceu. «Fiquei a dever a mim mesmo alguma coisa. Não sei se devia ter trabalhado mais...A falha também foi minha», disse o brasileiro.

«Consegui ganhar tranquilidade e confiança»

Com falhas de parte a parte, André acabou por voltar ao Brasil. Antes, passou pelo Marítimo, depois foi emprestado ao Vitória para disputar o campeonato brasileiro. Para André, foi o melhor que lhe aconteceu. «Aqui estou junto da minha família, estou no meu país. Consegui ganhar tranquilidade e confiança. Aqui jogo em todos encontros e consigo fazer golos», explicou.

À semelhança de André, Roger, médio criativo do Benfica, teve uma passagem pelo campeonato brasileiro, antes de voltar ao clube da Luz. Foi contratado pelos encarnados, não se adaptou e voltou ao Brasil, na condição de emprestado. Agora, de volta ao clube, é titular e diz-se mais experiente. André parece viver o mesmo «filme». «Foi uma questão de adaptação. Em seis meses não fui titular uma única vez e cometi alguns erros. Aconteceram uma série de factores que provocaram a situação. A equipa também não estava bem na altura, no meio do campeonato já estava numa posição difícil, por isso....»

«Conseguiria adaptar-me a esta equipa»

O contrato de empréstimo com o Vitória expira no final deste ano, altura em que encerra a primeira fase do «Brasileirão». André quer regressar. «O meu interesse é voltar ao Benfica. Espero voltar já em Dezembro para ser campeão. Vou voltar mais maduro, mais confiante e, quando isso acontecer, já sei onde errei, onde acertei e vou tentar encontrar a minha oportunidade. Já sei o que vou encontrar quando regressar», afirmou.

Com as contratações de Nuno Gomes e Fehér, a recuperação de Sokota e a continuação de Mantorras, o lugar de André na equipa do Benfica torna-se difícil de descortinar. «Sei que vai ser muito difícil, mas vou confiante», referiu, acrescentando que, se já estivesse no plantel, a história seria outra: «Se fosse hoje, tudo seria completamente diferente. Com esta equipa, certamente conseguiria adaptar-me muito bem.»

«No Brasil não há nenhum clube como o Benfica»

André começa a destacar-se no campeonato brasileiro, com os golos que tem apontado ao serviço do Vitória. Uma situação que não passa despercebida a outros clubes. «Sei que tenho mercado aqui, no Brasil. Os clubes já me conhecem e têm acompanhado o meu trabalho. No entanto, a minha intenção é regressar a Portugal. Porquê? Porque no Brasil não há nenhum clube como o Benfica», concluiu.

Leia também:

André: «Quero marcar mais golos que Romário»

Benfica

Mais Benfica

Mais Lidas

Patrocinados