Conheça Ronaldo, revelação do Marítimo

16 mar 2001, 16:43

O avançado que marcou diante do União de Leiria Chama-se Ronaldo, tem 21 anos e está na Madeira há mais de três anos. Tem passado despercebido, a jogar a maior parte das vezes na equipa B, mas nas chamadas ocasionais à equipa principal o brasileiro dá nas vistas. No passado fim-de-semana, diante do União de Leiria, foi ele quem inaugurou o marcador.

Ronaldo, avançado do Marítimo, coroou o regresso à equipa principal, no passado fim-de-semana, com um golo. O brasileiro costuma jogar pela equipa B, mas o treinador Nelo Vingada entregou-lhe a titularidade diante do União de Leiria e não se arrependeu. Esta semana repete-se a aposta diante do Estrela da Amadora. 

«Treinar e jogar na equipa B é fundamental, pois permitiu-me entrar na formação principal com ritmo de jogo», explica Ronaldo. «O golo que fiz ajudou-me bastante. Agora quero continuar nos convocados da equipa principal.» 

Ronaldo, 21 anos, está há três anos na Madeira. Chegou ainda júnior, era Inácio o treinador, e tem trabalhado a maior parte do tempo com a equipa B, conseguindo chamadas ocasionais à equipa principal. «Já me considero bem adaptado, pois jogo aqui desde os juniores. Já conheço bem o futebol português.» 

Este ano, apesar de ter falhado alguns jogos, é o melhor marcador da equipa B, com 10 golos. O brasileiro (que também tem nacionalidade portuguesa), na passada jornada, foi preferido a Musa Shannon e a Quim e inaugurou o marcador frente ao União de Leiria. 

Mobilidade e velocidade são pontos fortes 

Ronaldo (não tem nada a ver com os craques do seu país, nem quer comparações) adora um bom churrasco, feijão e arroz e não esconde que costuma entrar em campo com o pé direito. «É para dar sorte», diz sorrindo. O avançado define-se um jogador que se entrega ao jogo «no máximo, do primeiro ao último minuto». «O meu ponto forte é a mobilidade e velocidade lá na frente.» Quanto a pontos fracos... «Todos os têm, mas assim de repente não me lembro dos meus...» 

Depois do bom regresso frente aos leirienses, o brasileiro deve voltar a ser aposta na partida deste sábado diante do Estrela da Amadora. «Vai ser um jogo muito difícil, pois o Estrela da Amadora está mal classificado e vai entrar com toda a força para matar o jogo logo no início», antevê. 

«Temos que tirar proveito disso, para com paciência, saindo em contra-ataque pela certa, conseguir marcar e assim aproveitar o nervosismo natural dos lisboetas. Tenho quase a certeza que vamos conseguir vencer fora pela primeira vez, face ao trabalho que desenvolvemos durante a semana.» 

Treinador diz que tem de controlar a velocidade 

Nelo Vingada, treinador do Marítimo, considera que a grande pecha de Ronaldo é a sua menor força física. «O Ronaldo evoluiu muito naturalmente. Quando cheguei aqui ao Marítimo ele já cá estava, pois o Inácio viu a suas capacidades com apenas 18 anos. Em termos musculares, no entanto, ainda tem de crescer muito.» 

Ainda assim, tem características que fazem adivinhar um grande ponta-de-lança. «É agressivo, forte no jogo aéreo e espontâneo no remate», refere Nelo Vingada. «Ronaldo é destemido, o que hoje em dia não é muito vulgar. É muito rápido e penso que terá de saber controlar a velocidade que emprega para melhorar a sua eficácia.» 

RAIO X 

Nome: Ronaldo Marlzwski

Local de nascimento: Paraná (Brasil)

Data de Nascimento: 11/09/80

Altura: 1,81

Peso: 67kg

Estado civil: Solteiro

Clube actual: Marítimo

Posição: Avançado

Clube onde começou: Atlético Paranaense

Mais Lidas

Patrocinados