Marítimo dinamiza criação de associação de clubes ultra-periféricos

9 mar 2014, 00:00
Carlos Pereira

Verde-rubros organizam primeiro workshop no Funchal

Carlos Pereira anunciou este sábado a pretensão da criação de uma nova associação europeia de clubes, a exemplo do que já acontece com a ECA (Associação de Clubes Europeus) e cujos primeiros passos já estão a ser dados.

De acordo com o presidente do Marítimo, a ideia parte de algo que já existe na União Europeia, nomeadamente o conceito de regiões ultra-periféricas, que permitem a determinadas regiões obter mais benefícios e ajudas em função das suas especificidades territoriais, partindo-se assim para a criação da associação dos clubes ultra-periféricos, composta precisamente pelos clubes que fazem parte dessas regiões.

«A associação que pretendemos criar é em tudo idêntica à ECA, com personalidade jurídica, e que tem em vista a discussão e encontro de soluções para problemas comuns e específicos dos clubes das regiões ultra-periféricas», disse o presidente verde-rubro.

A pretensão do dirigente maritimista é que esta mesma associação tenha assento na UEFA e uma palavra a dizer nas tomadas de decisão do máximo organismo do futebol europeu, estando já a organizar a primeira reunião entre esses mesmos clubes.

Sem especificar ao certo quais os convites já formulados, Carlos Pereira afiança que os mesmos já estão a ser convidados para um primeiro workshop no Funchal, na mesma altura que o Sporting CP visita o estádio dos Barreiros, devendo os mesmos assistir a esse embate, a contar para o principal escalão do futebol português.

Recorde-se que em Portugal as regiões ultra-periféricas são a Madeira e os Açores, pelo que Marítimo, Nacional, União e Santa Clara deverão ser os representantes nacionais, aos quais se juntarão clubes como o Las Palmas (ilhas Canárias), Maiorca (Baleares), Palermo (Sardenha) ou Bastia (Córsega), entre outros.

Patrocinados