Liga dos Campeões: Valência desvaloriza campanha do Leeds

2 mai 2001, 00:39

Espanhois consideram-se favoritos Leeds United e Valência jogam esta quarta-feira, em Elland Road, a primeira mão da meia-final da Liga dos Campeões, depois da derrota caseira do Real Madrid frente ao Bayern Munique. O ambiente na equipa espanhola, finalista vencida da final da prova no ano passado, é de optimismo. «O Leeds nunca poderia ser considerado favorito porque nunca ganhou nada», disse o guarda-redes do Valência, Cañizares.

Depois da derrota em casa do Real Madrid, por 0-1, frente ao Bayern Munique, Leeds United e Valência defrontam-se esta quarta-feira, na primeira mão da outra meia-final da prova. A partida realiza-se no Elland Road, de Leeds, às 19.45 horas e será arbitrada pelo italiano Pierluigi Collina. 

O Valência vai procurar abrir caminho que lhe garanta a passagem à segunda final consecutiva da Liga dos Campeões. A equipa espanhola foi finalista vencida da edição da época passada, tendo sido derrotada pelo Real Madrid, por 0-3. 

«O Leeds deixou pelo caminho muitos fracassados», afirmou o treinador do Valência, Héctor Cúper, que está sobreaviso pelo facto de os ingleses terem eliminado equipas como Milan, Barcelona, Lazio ou Corunha, estes últimos com uma vitória categórica em Inglaterra, por 3-0. Todavia, o técnico argentino considera que a sua equipa é favorita. 

O optimismo parece ser inclusivamente uma das armas da equipa espanhola. O guarda-redes Cañizares concorda com o técnico em relação ao favoritismo da partida e chega mesmo a dizer que «o Leeds não pode ser considerado favorito porque nunca ganhou nada». 

Para a partida de amanhã, Cúper apenas tem de fora o médio Angulo, que viu o cartão amarelo no último encontro com o Arsenal. No entanto, um aspecto pode condicionar a atitude da equipa: o Valência tem oito jogadores em risco de não jogarem a segunda mão, caso vejam a cartolina amarela. 

Do lado inglês, o técnico David O¿Leary - que enquanto jogador perdeu uma final da Taça das Taças, pelo Arsenal, precisamente frente ao Valência, em 1980 - também luta com o mesmo problema, embora o número de jogadores em perigo seja mais reduzido: cinco. 

O treinador do Leeds United completa amanhã (quarta-feira) 43 anos e já disse que espera «uma prenda» dos seus jogadores. Apesar de desejar a vitória, O¿Leary considera mais importante não sofrer qualquer golo em casa. «Não acredito que ganhemos por três ou quatro golos. Conformo-me se não sofrermos golos. Um a zero já seria um resultado magnífico», admitiu o técnico. 

Robbie Keane, já contratado a título definitivo ao Inter de Milão, é a principal ausência do Leeds United para a partida desta terça-feira, já que não se encontra inscrito na Liga dos Campeões. Todavia, O¿Leary poderá contar com Viduka, avançado australiano que tem aguçado o apetite aos maiores clubes europeus, com vista à próxima época. O atacante do Leeds está a fazer uma excelente época, sendo inclusivamente o segundo melhor marcador da Premier League, com 15 golos. 

Equipas prováveis:

Elland Road, Inglaterra

19.45 horas

Leeds United: Martyn, Mills, Ferdinand, Matteo, Harte, Bowyer, Batty, Dacourt, Kewell, Smith e Viduka.

Valência: Cañizares, Angloma, Ayala, Pellegrino, Carboni, Mendieta, Baraja, Aimar, Killy González, Sánchez e Carew.

Árbitro. Pierluigi Collina (Itália)

Patrocinados