Futebol feminino: UEFA anuncia nova competição e mudanças na Champions

2 dez 2023, 13:22
Futebol feminino: Liga dos Campeões (Rico Brouwer/Soccrates/Getty Images)

Caso Portugal mantenha o sexto lugar do ranking da UEFA, haverá três equipas lusas a disputar a Liga dos Campeões de 2025/26

A UEFA anunciou este sábado a criação de uma segunda prova europeia de clubes no futebol feminino, na sequência da reunião do Comité Executivo desta manhã.

Até agora, só existe a Liga dos Campeões, mas o organismo que rege o futebol europeu promete uma segunda prova a partir da temporada de 2025/26.

Esta nova competição será disputada por 44 equipas: 31 que caem das eliminatórias da Champions, e outras 13 dos campeonatos nacionais.

Também a partir dessa época, o formato da Champions League irá mudar. «O Comité Executivo da UEFA aprovou um novo formado para Liga dos Campeões feminina, que consiste num campeonato com 18 equipas, com três jogos em casa e três fora, seguidos de eliminatórias», lê-se, na nota.

Desse campeonato com 18 equipas, os quatro primeiros apuram-se diretamente para os quartos de final, enquanto as equipas que fiquem entre o quinto e o 12.º lugares disputam um playoff a duas mãos. O vencedor passa aos «quartos».

De resto, caso Portugal mantenha o sexto lugar do ranking da UEFA, haverá três equipas lusas a disputar a Liga dos Campeões de 2025/26: o campeão tem acesso direto, outras duas equipas disputarão as fases preliminares.

Relacionados

Patrocinados