"Ucrânia": a aldeia espanhola que mudou de nome como forma de solidariedade

16 abr 2022, 23:11
Fuentes de Andalucía

Iniciativa pretende sensibilizar os habitantes para a guerra e, por isso, a localidade colocou-se no lugar da Ucrânia e até mudou o nome das principais ruas

Fuentes de Andalucía, uma localidade na província de Sevilha, já não é Fuentes de Andalucía. Ou, pelo menos, não durante esta semana. Este município na região espanhola da Andaluzia mudou de nome em solidariedade com o povo ucraniano e passou a chamar-se Ucrânia.

Numa rotunda à entrada da localidade - e a mais de 4.000 quilómetros da guerra - ergue-se agora um cartaz pintado a amarelo e azul, cores do país do leste europeu, em sinal de boas-vindas.

Durante alguns dias, os quase 7.500 habitantes da localidade espanhola circulam entre as ruas de Kiev, Maripol ou Odessa. São as novas placas colocadas em algumas das principais estradas da autarquia que mencionam não só o nome das cidades, mas também detalham brevemente o sofrimento que cada uma destas atravessa desde o dia 24 de fevereiro.

Ruas batizadas com os novos nomes. Foto: autarquia de Fuentes de Andalucía

De acordo com o autarca, Francisco Martinez, à agência Reuters, a mudança do nome foi mais do que um gesto solidário. Os habitantes angariaram também cerca de 3.500 euros em dois dias, que reverterão para um centro de refugiados. A autarquia planeia ainda fornecer habitação até 25 refugiados no centro ou com famílias.

"O principal objetivo é consciencializar para o conflito na Ucrânia, mas também para os países que estão em guerra nos dias de hoje", disse Francisco Martinez à Reuters, que refere que a iniciativa nas ruas estende-se também aos nomes dos países que são palco de conflitos armados.

Rafael Osuna, um reformado de 68 anos, diz à Reuters que aceitaria receber um casal ucraniano na sua casa.

"O povo de Fuentes está muito orgulhoso do que estamos a fazer", afirma. "Como moro sozinho e tenho uma casa grande, pensei em hospedar um casal ucraniano durante algum tempo."

Europa

Mais Europa

Patrocinados