Thuram crítico: «Seleção de 1998 era um exemplo de integração»

19 nov 2015, 00:00
Thuram

Antigo jogador questiona discurso de François Hollande e critica a extrema-direita

Lilian Thuram, antigo internacional francês, veio a público falar sobre os atentados de Paris e forma como os políticos do país abordam a questão. Em declarações à Rai Radio 2, o jogador nascido em Guadalupe recordou a seleção de 1998 como um bom exemplo de integração e harmonia.

«A seleção de 1998 era um exemplo de integração mas isso já foi há algum tempo. Muita coisa mudou deste então. Temos por exemplo uma política (Marine Le Pen) que vai para a televisão dizer que a França é um país branco e cristão. O que significa isso? Que os não brancos e não cristão não são franceses?»

Sem se deter, Thuram considera que esse tipo de discurso acaba por ser útil para os terroristas. «Isso leva à violência. Cria divisões na comunidade leva a que jovens, que são procurados pelos terroristas para se converterem, ouçam os discursos e pensem: 'já percebi, aqui consideram que eu não sou sequer francês.'»

«François Holande disse na sexta-feira que a França entrou em guerra após os ataques. O meu país está em guerra, de facto, mas não a partir de agora. A França tem entrado em guerras fora das suas fronteiras há algum tempo», criticou o antigo jogador.
 

Patrocinados