Anda às voltas com o seu orçamento mensal? Não sabe mais onde cortar? Este curso (gratuito) quer ajudar

6 dez 2022, 14:27

A internet pode parecer que tem tudo “à distância de um clique”, mas a interação imediata e o esclarecimento presencial de dúvidas pode facilitar a vida a quem quer aprender a gerir melhor as contas do mês, sobretudo a poupar.

A Universidade Nova de Lisboa, no seu campus de Carcavelos, Nova School of Business and Economics (Nova SBE), resolveu abrir as portas a qualquer cidadão que queira tomar contas das suas finanças de forma mais responsável e sem ter de gastar dinheiro.

São cursos gratuitos de cerca de mês e meio, e aproximadamente duas horas por semana, basta inscrever-se. Os primeiros a fazê-lo poderão participar na terceira edição que arranca já em fevereiro. O critério de escolha é mesmo a ordem de inscrição.

Noções básicas sobre o que é a taxa de inflação ou a taxa de juro são uma das aprendizagens.

Que depois evoluem para o modo como pode conseguir colocar algum dinheiro de parte todos os meses e até fazer com que essa poupança renda.

E já que estamos a falar de finanças pessoais e o fim do ano está a aproximar-se, estas são algumas dicas que pode explorar:

- reveja todos os contratos que tem: seguros, telecomunicações, energia. Já pensou que o seu carro até nem pode precisar de seguro contra todos os riscos ou que o seu seguro de saúde já não precisa daquele item para a gravidez?

- faça lista de compras, veja promoções, cupões, compare preços e não vá às compras à pressa ou com fome, dizem os especialistas que se gasta mais;

- se tem o empréstimo à habitação vá ao banco e tente perceber se pode esticar o prazo, baixar o spread, amortizar mais cedo. Até final de 2023 não terá custos associados, até se mudar de banco porque lhe dá mais vantagens;

- se tem uma situação mais complicada em termos financeiros peça ajuda a quem sabe para tentar reduzir encargos e consolidar créditos. Todas as instituições habilitadas para o fazer estão acreditadas no Banco de Portugal;

- para quem quer poupar e consegue, janeiro é um bom mês para iniciar o esquema das 52 semanas. Começando por 1 euro e ir aumentando até aos 52, semana após semana. Ou ao contrário. Se houver um pote ou uma garrafa lá em casa também pode envolver os miúdos na tarefa de colocar 1 euro ou 50 cêntimos de parte todos os dias;

- para tentar rentabilizar o que poupa informe-se sobre as melhores opções. Os depósitos bancários dão quase nada e por isso a opção por Certificados de Aforros pode ser um caminho, seguro e garantido. Os mais aptos ao risco devem pensar que têm de saber onde aplicar, porque há mais ganhos mas também podem perder tudo.

Dinheiro

Mais Dinheiro

Patrocinados