Johan Cruijff

10 nov 2000, 22:10

Holanda

Médio

Nascido a 25/4/47

Jogou entre 1964 e 1984 

TRÊS RAZÕES PARA VOTAR 

1. O rosto do fenómeno mais interessante do futebol mundial da segunda metade do século: a criação de uma escola de futebol inteligente, esclarecida, fantasista e ofensiva a partir do nada. Enquadrado por uma geração extremamente talentosa e por um treinador revolucionário (Rinus Michels), inventou o futebol holandês. Uma invenção que dura até hoje, felizmente. 

2. Três Taças dos campeões europeus, uma Taça Intercontinental, nove campeonatos e cinco taças da Holanda, um campeonato de Espanha, uma Taça do Rei, duas supertaças europeias. Três vezes futebolista europeu do ano. 752 jogos e 425 golos pelo Ajax. Designado futebolista europeu do século em 1999. E tudo isto sem falar nos títulos conquistados como treinador... 

3. O maior ideólogo do futebol moderno, com e sem as chuteiras calçadas. Com o devido respeito a Platini e Beckenbauer, foi o jogador que melhor exprimiu as suas qualidades intelectuais no relvado - tudo no seu jogo era inteligência em movimento - e o que com maior naturalidade prosseguiu a sua influência sobre o fenómeno futebolístico assim que terminou a carreira. Nenhuma personalidade marcou tanto este desporto nos últimos 30 anos. 

E TRÊS RAZÕES PARA NÃO VOTAR 

1. Deixou-se seduzir pelos dólares, partindo para jogar nos Estados Unidos quando o seu talento ainda estava no auge. Os yankees nem devem ter percebido o que tinham à frente - e o campeonato norte-americano acabou pouco depois. Quanto aos verdadeiros adeptos do futebol, perderam-no de vista durante três anos... 

2. Alegando razões políticas, escusou-se a participar no Mundial da Argentina, em 1978. O fundamento era bom, mas a história não foi bem assim: esse foi o pretexto elegante para explicar a enésima divergência com os dirigentes da federação holandesa. Os adeptos do futebol ficaram a perder, e os opositores à ditadura argentina não ganharam nada com a colagem. 

3. Como quase todos os holandeses, era obcecado pelo dinheiro. A partir de certa altura começou a cobrar por cada autógrafo assinado.

Patrocinados