Esquema de angariação de cidadãos asiáticos. 15 arguidos acusados de auxílio à imigração ilegal e falsificação de documentos

Agência Lusa , AM
22 jan, 12:23
Justiça

Sete arguidos encontram-se em prisão preventiva

O Ministério Público (MP) acusou 15 arguidos dos crimes de associação e auxílio à imigração ilegal e falsificação de documentos, num esquema de angariação de cidadãos asiáticos com promessas de legalização na Europa, informou esta segunda-feira o MP.

Segundo adianta uma nota do MP de Lisboa, alguns dos arguidos "acordaram constituir um grupo organizado, com vista à obtenção de avultadas quantias monetárias, para angariarem cidadãos de diversos países asiáticos através de promessas de legalização” em território europeu.

Para isso, desde outubro 2021, recrutaram os restantes arguidos, os quais tinham como missão angariar os cidadãos que pretendiam entrar na Europa, prestando também outros serviços no âmbito da atividade delituosa agora desmantelada.

Sete arguidos encontram-se em prisão preventiva.

Seis deles foram submetidos a primeiro interrogatório judicial em 18 de julho, encontrando-se um outro sujeito à mesma medida privativa da liberdade desde agosto último, no âmbito de outro processo.

O inquérito envolveu mais dez arguidos que não chegaram a ser acusados após terem cumprido as obrigações impostas pela Justiça.

A investigação foi dirigida pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, com a coadjuvação da Polícia Judiciária.

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados