Selecionador coloca Portugal entre os favoritos e lembra que há doze portugueses nos quartos de final da Liga dos Campeões
Roberto Martínez destaca sete candidatos a vencer o próximo Campeonato da Europa, entre os quais está Portugal. O selecionador destaca as grandes potências do futebol europeu, mas recorda que há doze portugueses a disputar os quartos de final da Liga dos Campeões.
«O Europeu tem os melhores jogadores da Europa, acho que não há favoritos. Há seleções candidatas, acho que há sete seleções que têm os melhores balneários do futebol europeu. Nós gostamos de responsabilidade e das expetativas, mas o primeiro passo é o apuramento. Fizemos isso, agora precisamos de trabalhar a melhor lista final para o torneio. A diferença de chegar longe ou de ficar pelo caminho na fase de grupos, é o nível que vamos apresentar nos três primeiros jogos», começou por enunciar.
E quais são os candidatos na cabeça de Martínez? «França, Inglaterra e Espanha. A Bélgica também tem um grupo de jogadores que pode ganhar a qualquer seleção durante o torneio, assim como a Alemanha e a Itália. São seleções que têm uma grande competitividade que fazem delas seleções candidatas», referiu.
O selecionador referiu apenas seis, mas também inclui Portugal neste grupo de candidatos. «É normal. Temos doze jogadores portugueses nos quartos de final da Liga dos Campeões. O nível dos nossos jogadores é para lutar e ganhar grandes competições. Não tenho divida que podemos competir com os melhores da Europa», acrescentou.
Quanto à lista final para o Europeu, Martínez diz que ainda é cedo para começar a fazer contas. «No futebol, uma semana é uma eternidade, tudo pode acontecer. Trabalhamos no dia-a-dia para recolher informação, e depois há dias de tomada de decisões. Ontem foi um desses. Agora podemos trabalhar com muitos jogadores. Tenho muita vontade para começar o estágio, ter 32 jogadores é uma oportunidade única. Continuamos a recolher informação. O dia 19 de maio, porque a lista é a 20, é o momento da tomada de decisões», destacou ainda.