«Sabemos que Portugal não é apenas Cristiano Ronaldo»

17 jun 2016, 19:49
Marcel Koller (Reuters)

Selecionador austríaco diz que a sua equipa está preparadíssima para defrontar Portugal.

*Enviado-especial ao Euro 2016

Marcel Köller está a considerar a Seleção Nacional como um todo, e não vai marcar individualmente Cristiano Ronaldo durante o Portugal-Áustria deste sábado à noite, no Parc des Princes, da segunda jornada do Grupo F do Euro 2016.

«Sabemos que Portugal não é apenas Ronaldo. Tem futebolistas excelentes, com grande capacidade individual, que podem resolver no 1x1 e decidir jogo. O Ronaldo será o expoente máximo, mas é importante defender como equipa. É importante evitar demasiadas situações de 1x1, até para evitar as principais características de Ronaldo, que são a velocidade, a força e o drible», afirmou.

Köller garantiu que a Áustria não terá problemas em reagir a mudanças na equipa ou na estratégia portuguesa. «Estamos preparados. Não ouvi falar em lesões e não sei se o selecionador português vai ou não mexer na equipa. Tem muitos jogadores de qualidade, e é possível que outros dois ou três jogadores entrem sem problemas no 11. Conhecemos o plantel, os jogadores e estamos muitíssimo bem preparados.»

No que diz respeito aos substitutos de Dragovic (castigado) e Junuzovic (lesionado), o treinador garante que ainda não tem certezas: «É claro que temos dúvidas. Temos de ver o grau de preparação dos jogadores. Não temos muito tempo para observá-los, mas ver quais estão mais aptos ou decidir pelos que pensamos estarem mais aptos e escolher os melhores 11 jogadores para podermos levar de vencida a seleção portuguesa.»

Schöpf é apontado pela imprensa austríaca como uma das opções para substituir o lesionado Zlatko Junuzovic. Köller, que tem claro que o jovem médio «é mais um jogador de ala», embora «possa jogar em qualquer posição do ataque». Sobre se entrará ou não de início, nem uma palavra. «Penso no que precisamos em termos de futebol, mas também naquilo que é necessário a nível defensivo. Só vou revelar amanhã», disse antes de responder se iriam ou não aparecer pessoas surpreendidos com a ficha de jogo: «Se estiverem ao pé de mim quando publicar o 11 posso ver se ficam espantados ou não. Temos agora mais um treino, ainda vou dormir sobre o assunto. Não espero que um jogador se lesione ao cair da cama, mas esperem para ver amanhã.»

O técnico rejeita ainda a ideia de que a Áustria vá só defender contra Portugal. «Nada tem a ver com os planteis. Já aconteceu na qualificação ou mesmo na Liga dos campeões. Mesmo as grandes equipas têm de defender bem para poderem serem eficazes à frente. É preciso fazer as duas coisas, só assim se tem sucesso. Quem só defender não vai muito longe, é preciso ter jogadores lá a frente e aproveitar as oportunidades no ataque.»

Como tal, Köller espera um encontro no mínimo interessante: «Se for um dos melhores jogos do Euro ficamos contentes, mas para já é apenas especulação, não sabemos o que se vai passar. Vamos querer ganhar pontos. Portugal também não conseguiu o resultado que queria frente à Islândia, por isso espero um jogo interessante entre duas boas equipas. Vi todos os jogos de Portugal, houve muitas mudanças táticas e de sistema e preparámo-nos. Esta equipa tem flexibilidade para reagir se nos aparecer algo inesperado. Vamos esperar para ter a ficha de jogo nas mãos para decidir como vai decorrer, para já mantemo-nos na expetativa», concluiu.

Relacionados

Seleção

Mais Seleção

Patrocinados