O mais novo de sempre e o descalabro holandês

14 out 2014, 10:52
Martin Odegaard (Lusa)

Noruega ganha no dia da estreia de Odegaard. Já a Holanda carrega aos ombros o desempenho mais negativo desta segunda-feira de jogos de qualificação

E aconteceu. A partir desta segunda-feira, o norueguês Martin Odegaard tornou-se o futebolista mais novo de sempre a jogar uma fase qualificação para o Campeonato da Europa. O recorde ficou estabelecido em 15 anos e 300 dias.

Aconteceu no Noruega-Bulgária do Grupo H
de qualificação para o euro 2016. Odegaard saiu do banco para entrar em campo aos 63 minutos. O médio brindou a sua estreia com trinta minutos em campo – juntando os três dos descontos.

E entrou para ajudar a Noruega a ganhar o jogo passando a ter responsabilidade na marcação de bolas paradas num jogo que estava empatado. A estratégia de Per-Mathias Hogmo à procura do triunfo funcionou e a Noruega acabou mesmo por ganhar o encontro.



A Noruega está bem lançada neste grupo tendo obtido a sua segunda vitória. Os seus dois maiores problemas chamam-se Croácia e Itália. Ambas as seleções têm por vitórias os três jogos realizados.

Os croatas realizaram a sua melhor primeira parte nos últimos 19 anos e ao intervalo já estavam a ganhar 4-0 ao Azerbaijão. Na segunda parte marcaram mais dois. A Itália conseguiu a segunda vitória seguida pela margem mínima, mas o principal foi assegurar o triunfo em Malta que garante o pleno de pontos.

O herói italiano foi Graziano Pellé, ele que precisou de 29 anos para conseguir a primeira internacionalização, mas que a concretizou marcando o golo da «squadra azzurra».

No Grupo A
, a Holanda continua a ter uma qualificação para esquecer e a derrota desta segunda-feira na Islândia já atingiu um patamar preocupante. Não pelo valor dos islandeses, mas porque a seleção de Guus Hiddink não consegue engantar o rumo convicente
quer das exibições, quer dos resultados.

Em quatro jogos, a Holanda de Hiddink perdeu três e ganhou apenas um. Perdeu um amigável com a Itália e mais dois nesta fase de apuramento. A única vitória foi sobre o Cazaquistão, em sua casa e depois de muito sofrimento.

Os holandeses também têm dois problemas e o primeiro já foi referido. A Islândia está a fazer uma qualificação fantástica e somou, assim, a terceira vitória em três jogos. O mesmo que conseguiu horas antes a Rep. Checa, o outro problema dos holandeses com o qual também já perderam neste agrupamento.

O mal podia ser maior para a seleção laranja se a Turquia estivesse mais à altura do seu estatuto, mas a equipa da Fatih Terim ainda só conseguiu um ponto à terceira jornada.

O País de Gales é a surpresa positiva do Grupo B
tendo garantido a liderança com a vitória desta noite sobre Chipre. Bósnia e Bélgica empataram e ambas estão ainda atrás de Israel (os bósnios também atrás de Chipre) depois da vitória dos israelitas em Andorra; a única seleção sem pontos num grupo muito dividido.

Dia de decisões quentes para Portugal e no Grupo D


Além do jogo de Portugal com a Dinamarca que pode ser analisado em pormenor noutro artigo
desta MF Total
, o Grupo I
volta a testar a liderança da Albânia (partilhada com o nórdicos) e o potencial da Sérvia.

Depois da vitória em Portugal e do empate com a Dinamarca, os albaneses vão à Sérvia com quatro pontos defrontar uma seleção favorita nas contas do apuramento e que entra com um ponto no seu segundo jogo desta qualificação.

No Grupo D
estão os outros jogos maiores em perspetiva. Quase todos os olhos estão na Alemanha para ver como reage a seleção campeão do mundo à derrota sofrida na Polónia no sábado.

Pela frente, os germânicos terão a República da Irlanda enquanto um dos líderes do agrupamento com duas vitórias em dois jogos. O outro líder é a Polónia, que volta a jogar em casa. Depois do triunfo sobre a Alemanha de há poucos dias, todo o favoritismo está com os polacos na receção à Escócia.

Gibraltar e Geórgia vão lutar no Algarve pelo primeiro ponto neste apuramento; um quadro idêntico ao do São Marino-Suíça no Grupo E
.

O Grécia-Irlanda do Norte é o grande jogo do Grupo F
. Os gregos são também uma seleção com necessidade de pontos, pois perderam o primeiro jogo em casa e só têm um empate em dois jogos. Do outro lado estará o líder do agrupamento.

O Finlândia-Roménia também coloca em campo dois candidatos ao apuramento direto vindo ambos de um empate no sábado, mas podendo até chegar ao primeiro lugar do grupo em caso de vitória grega. Nas Ilhas Faroé, o último classificado do Grupo F tenta passar a «lanterna vermelha» à Hungria.

Jogos desta terça-feira (todos às 19:45):


GRUPO D
Alemanha-Irlanda
Gibraltar-Geórgia
Polónia-Escócia

GRUPO E
São Marino-Suíça

GRUPO F
Ilhas Faroé-Hungria
Finlândia-Roménia
Grécia-Irlanda do Norte

GRUPO I
Dinamarca- Portugal

Sérvia-Albânia

Todos resultados e classificações podem ser vistos AQUI
.

Mais Lidas

Patrocinados