Avião suspeito obrigou a evacuar Capitólio, mas afinal era apenas um exercício de paraquedistas

21 abr 2022, 00:30
Exercício de paraquedistas provocou susto no Capitólio (Alex Brandon/AP)

Autoridades começaram por alertar para uma "provável ameaça", mas acabaram por garantir que não havia perigo

O Capitólio dos Estados Unidos foi evacuado na tarde desta quarta-feira depois de a polícia ter registado movimentos de um avião que "colocavam uma provável ameaça". No entanto, de acordo com a informação dada por oficiais norte-americanos à agência Associated Press, a aeronave em questão era militar, e estava ali para uma demonstração de paraquedismo.

O alerta para a evacuação do Capitólio surgiu às 18:30 locais (menos cinco horas que em Portugal Continental). Mais tarde a polícia do Capitólio confirmou o incidente, mas referiu de imediato que não existia qualquer ameaça.

O avião em questão, que tinha apenas um motor, foi avistado a circular em torno de Washington depois de ter descolado da base da Força Aérea Andrews, no estado do Maryland. Fontes relacionadas com o caso divulgaram à Associated Press que o avião não relatou a descolagem, além de que não tinha autorização apropriada para o fazer.

A aeronave era tripulada por membros do Golden Knights, o grupo de paraquedistas do exército norte-americano. O percurso do avião seguiu para o estádio de basebol da capital dos Estados Unidos, que fica a pouco mais de um quilómetro do Capitólio.

O momento em que um dos paraquedistas chega ao estádio (Alex Brandon/AP)

Recorde-se que foi nos Estados Unidos que, a 11 de setembro de 2001, ocorreu um dos mais mortíferos atentados da História. Um grupo de 19 terroristas, que se veio a saber serem da Al-Qaeda, desviou quatro aviões. Dois deles acabaram por embater no World Trade Center, em Nova Iorque, enquanto um se despenhou precisamente em Washington, no Pentágono. Um quarto avião caiu em campo aberto, no estado da Pensilvânia, depois de a intervenção dos passageiros ter impedido que o aparelho se dirigisse para o alvo, que as autoridades acreditam que seria a Casa Branca.

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados