Pedro Sánchez toma posse na sexta-feira

Agência Lusa , SM
16 nov 2023, 18:51
Pedro Sanchez re-eleito como primeiro-ministro de Espanha (EPA/Rodrigo Jimenez)

Primeiro-ministro espanhol foi reeleito esta quinta-feira pelo parlamento.

O socialista Pedro Sánchez toma posse na sexta-feira como primeiro-ministro de Espanha, cargo para que foi reeleito esta quinta-feira pelo parlamento, anunciou a chefia do Estado, a Casa Real espanhola.

Sánchez vai fazer o "juramento ou promessa" como chefe do Governo perante o Rei Felipe VI, às 10:00 (09:00 em Lisboa), segundo uma nota da Casa Real.

Nos próximos dias, Sánchez apresentará também a composição do seu novo governo, o da XIV legislatura espanhola, que saiu das eleições legislativas de 23 de julho.

Pedro Sánchez foi hoje reeleito primeiro-ministro de Espanha pelo parlamento do país com uma maioria absoluta de 179 votos a favor dos 350 deputados espanhóis.

O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), que foi o segundo mais votado nas eleições de 23 de julho, vai governar em coligação com o Somar, uma plataforma de formações de esquerda liderada pela atual ministra do Trabalho, Yolanda Díaz.

PSOE e Somar não têm maioria absoluta no parlamento e o novo governo foi viabilizado por mais seis partidos, numa 'geringonça' de formações de esquerda e direita, regionalistas, nacionalistas e independentistas das Canárias, Catalunha, Galiza e País Basco.

A reeleição de Sánchez hoje ocorreu após uma primeira tentativa de formação de um Governo de direita do Partido Popular (PP), que o parlamento 'chumbou' no final de setembro.

Europa

Mais Europa

Patrocinados