Apanhei um escaldão, o que devo fazer?

14 ago 2023, 22:00
Escaldão (EyesWideOpen/Getty Images

VERÃO CNN || Durante o mês de agosto, todas as segundas, quartas e sextas-feiras, publicamos dicas para ajudar nas suas férias

“Obter um bronzeado ligeiro à custa de ‘escaldões’ repetidos poderá ter, a prazo, um preço demasiado elevado”. O alerta é dado pela Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia e reiterado pela dermatologista Helena Toda Brito.

“O ‘escaldão’ é uma queimadura provocada pela exposição excessiva à radiação ultravioleta, resultando em dano celular que aumenta o risco de cancro de pele e aceleram o envelhecimento da pele”, diz a médica. Na prática, o escaldão é nada mais, nada menos do que um eritema solar, uma congestão cutânea causada pela exposição desprotegida e prolongada ao sol e que provoca vermelhidão na pele. Trocando por miúdos, é uma queimadura solar - e com consequências.

Sabe-se que o efeito nefasto das queimaduras solares na pele é cumulativo, e que a ocorrência de cinco ou mais queimaduras solares prévias duplica o risco de melanoma (o tipo de cancro de pele mais grave) em 80%”, adianta Helena Toda Brito.

Mas não pense que é apenas quando o sol está descoberto e forte que há o risco de apanhar um escaldão. “A maioria dos ‘acidentes’ com o sol ocorre nos dias mais frescos, nublados, pela ideia errada de que ‘se não está quente não queima’”, alerta a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia. 

E há uma razão científica para isto: “O calor deve-se à radiação infravermelha que é filtrada pelas nuvens, mas a queimadura solar deve-se sobretudo à radiação ultravioleta, que é pouco afetada pelas nuvens. O uso de protetor solar não pode ser dispensado mesmo com o tempo nublado”, lê-se no site do organismo.

O que fazer se apanhar um escaldão?

Ora, tudo depende do grau do escaldão. Quando a pele fica apenas vermelha, o ideal é “suspender de imediato a exposição solar e arrefecer rapidamente a pele com água fria, recorrendo a duches frios ou compressas humedecidas em água fria”, aconselha Helena Toda Brito, que sugere ainda hidratar a pele “com um creme hidratante de textura leve contendo ingredientes anti-inflamatórios como aloé vera”, devendo “ser evitados os cremes espessos à base de óleos e petrolatos, que possam reter o calor e agravar a queimadura solar”. 

Se a queimadura solar é mais forte e leva mesmo ao aparecimento de bolas, “pode ser necessário procurar ajuda médica e fazer medicação tópica de aplicação local, como corticoides, ou oral, como analgésicos ou anti-inflamatórios, como aspirina ou ibuprofeno, para ajudar a reduzir a inflamação”, continua a médica.

Em qualquer uma das situações, Helena Toda Brito, que dá consultas na BeClinique e no Hospital Lusíadas, destaca que “é também importante reforçar a ingestão de líquidos, para prevenir a desidratação como consequência da queimadura solar, que desvia os líquidos para a superfície da pele”.

Nos dias seguintes ao escaldão, a médica dermatologista recomenda que devem “ser mantidos os cuidados com a proteção solar, idealmente evitando exposição solar adicional, compressas frias, hidratação da pele e ingestão de líquidos”. 

Tal como o Serviço Nacional de Saúde britânico recomenda, também Helena Toda Brito diz que “é aconselhável vestir roupa larga, leve e suave, para não acumular calor e evitar irritação adicional, e não agredir a pele, não coçar, não puxar a pele que esteja a pelar, não rebentar bolhas, para evitar infeção secundária”.

Como prevenir um escaldão?

O segredo está, sobretudo, em evitar a exposição solar excessiva. E claro, aplicar protetor solar. Além de proteger bem o corpo e o rosto, a Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia recomenda ainda que se devem “proteger os lábios, orelhas e o dorso das mãos, locais onde com frequência surgem lesões pré-malignas e malignas” e a usar protetor solar mesmo nos dias em que o sol parece estar ‘tímido’. 

Optar por ficar protegido pelo guarda-sol ou procurar a sombra de árvores é um dos conselhos dados pelo Centro do Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), que sugere ainda o uso de chapéu (o couro cabeludo também pode ficar 'queimado') e roupa apropriada, sobretudo se a pessoa estiver exposta ao sol em ambientes urbanos, seja em lazer ou a trabalhar. 

“Sempre que possível, use camisolas de mangas compridas e calças e saias compridas, que podem fornecer proteção contra os raios ultravioleta”, diz o organismo, explicando que roupas molhadas oferecem “muito menos proteção UV” do que uma peça seca “e cores mais escuras podem oferecer mais proteção do que cores mais claras”.

Vida Saudável

Mais Vida Saudável

Patrocinados